Apresentação
Ligado ao Grupo de Pesquisa Reescritas: textualidades em deslocamento, o projeto Literatura além do livro tem o intuito de promover ações de extensão que disputem o conceito da literatura na contemporaneidade, investigando alguns dos novos circuitos de produção, recepção e distribuição do literário e discutindo seus efeitos sobre as práticas artísticas e as vidas das pessoas. Ao longo de 2024, a partir do trabalho junto a discentes da graduação e em interação com a comunidade - acadêmica e não-acadêmica, interna e externa, para além de Alfenas e da UNIFAL-MG -, buscaremos realizar uma série de ações de extensão, como rodas de conversa com pesquisadores e artistas, rodas de leitura, cinedebates, entre outros eventos culturais e acadêmicos, tanto de forma remota quanto presencial.
Objetivos
- disputar o conceito de literatura hoje; - discutir os novos circuitos de produção, recepção e distribuição do literário; - promover a formação de discentes da UNIFAL-MG a partir do exercício da extensão universitária; - estabelecer um diálogo e um trânsito de saberes com a comunidade externa à UNIFAL-MG; - contribuir para a transformação de noções que permeiam políticas públicas de educação e cultura.
Justificativa
Literatura além do livro é um projeto que visa promover ações de extensão que disputem o conceito da literatura na contemporaneidade, investigando novos circuitos de produção, recepção e distribuição do literário. Entendemos o livro enquanto uma ferramenta tecnológica criada em um momento histórico específico, que possibilitou que a literatura fosse registrada de forma escrita, transportada e distribuída, inicialmente a partir da Europa, para diferentes lugares do mundo. Enquanto o livro segue sendo um suporte relevante, hoje ele convive com outras tecnologias representativas, que vêm transformando lógicas e noções centrais para a definição do literário, como questões de autoria, presença, originalidade, voz, valor, leitura e recepção. Essas noções estão sendo transformadas tanto dentro quanto fora dos circuitos do livro, das editoras e das universidades. Este projeto visa desenvolver ações em interação com a comunidade acadêmica e não-acadêmica, interna e externa, para além de Alfenas. Compreendemos que essa discussão carrega uma série de implicações políticas, que dizem respeito a questões de interdição e preconceito literário e carregam um potencial de transformação social, seja no que diz respeito a políticas públicas de cultura e educação ou em outras esferas da vida pública, sendo do interesse de agentes sociais dentro e fora da universidade. Esse projeto pretende se posicionar enquanto uma abertura a partir da universidade. Esperamos que suas ações sejam catalisadoras desse debate.
Beneficiário
comunidade acadêmica e não-acadêmica, interna e externa