DRY NEEDLING – AGULHAMENTO A SECO

Apresentação
Dry Needling é uma Técnica de Agulhamento à Seco amplamente difundida, principalmente por fisioterapeutas, e consiste na aplicação de agulhas em pontos gatilhos (pontos dolorosos). Esses são caracterizados por um ponto hiperirritável, localizado em uma banda tensa de um músculo, ou fáscia muscular associado à dor local e/ou referida. A técnica pode ser utilizada como parte integrante da prática clínica ou concomitante a outros métodos de terapias no tratamento específico de desativação de pontos-gatilho em pacientes que apresentam a síndrome dolorosa miofascial e também em várias outras disfunções musculoesqueléticas. O agulhamento promove aumento de sangue no local da dor, o que contribuiu para a chegada de substâncias que vão combater a inflamação no músculo lesionado.

Objetivos
- Entender os estudos atuais de neurociência e neurofisiologia da dor e dor Miofascial; - Identificar e tratar de forma segura os Trigger Points (Pontos Gatilhos) de mais de 60 músculos, por meio da técnica de Dry Needling; - Aplicar a técnica de Dry Needling na síndrome dolorosa miofascial; - Conhecer os conceitos básicos da Acupuntura Tradicional Chinesa e diferencia-la do Dry Needling. - Utilizar a termografia associada ao Dry needling.

Justificativa
Vários estudos demonstraram melhorias imediatas ou de curto prazo na dor ou na incapacidade, visando pontos gatilho com agulhamento a seco. Um estudo de 2007 publicado no Jornal americano de Medicina Física e Reabilitação sugere que o dry neddling reduziu significativamente a dor no ombro, visando um ponto gatilho. No estudo, 14 pacientes com dor bilateral no ombro e pontos acionadores miofasciais ativos nos músculos bilaterais foram submetidos à terapia com agulhamento a seco de um lado e nenhuma terapia do outro lado, que serviu como controle. A terapia física com dry neddling aumenta a amplitude de movimento ativa e passiva da rotação interna do ombro e o limiar de dor de pressão dos pontos gatilho. A intensidade da dor do ombro tratado também foi significativamente reduzida. O estudo fornece evidências de que a dry needling em um ponto de gatilho miofascial específico reduz a dor e sensibilidade nessa área. Pacientes que se submetem a terapia de agulhamento seco experimentam menos dor rapidamente. Na realidade, a maioria dos pacientes sente os benefícios imediatamente após seu primeiro tratamento. De acordo com relatos publicados pelo Journal of Orthopedic & Sports Physical Therapy, a função do paciente é restaurada muito mais rapidamente quando dry needling é incorporado como parte do tratamento. Um estudo realizado na Universidade de Queensland na Austrália investigou a eficácia do agulhamento a seco para chicote, que está associada com hipersensibilidade sensorial e tem má capacidade de resposta a tratamentos físicos, como exercício. A fim de melhorar os resultados do tratamento de uma intervenção de exercício, agulhamento a seco foi utilizado em conjunto com o exercício para resolver a hipersensibilidade sensorial de whiplash. Como os programas de exercícios sozinhos não eliminaram completamente os sintomas de whiplash após três meses de tratamento, os fisioterapeutas adicionaram dry needling ao plano de tratamento para acelerar o processo de cicatrização, reduzir o custo econômico do tratamento e minimizar a dor e incapacidade.

Beneficiário
Profissionais e alunos de graduação e pós-graduação do curso de Fisioterapia