II SIMPÓSIO DE GENÉTICA HUMANA DA UNIFAL-MG

Apresentação
A genética humana é definida como a disciplina científica que investiga a herança de características (semelhanças ou diferenças) nos seres humanos. O estudo da herança humana ocupa uma posição central na genética. A busca para determinar a base genética da saúde humana deu origem ao campo da genética humana e médica, a qual engloba uma variedade de áreas que se sobrepõem, incluindo: a genética clássica, citogenética, genética molecular, genética bioquímica, genômica, genética populacional, a genética do desenvolvimento, genética clínica e o aconselhamento genético. Em vista de que, tanto a Genética Humana como o processo do Aconselhamento Genético representam áreas estratégicas diretamente envolvidas com o cuidado da saúde humana, resulta importante o desenvolvimento de ações acadêmico-científicas, assim como a divulgação de conceitos básicos e aplicados desta grande área de atuação na nossa instituição, a mesma que é referência na formação de profissionais da área da saúde.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Nos últimos anos, a área da Genética Humana tem revolucionado o panorama científico do cuidado da saúde, despertando o interesse da população geral, assim como dos docentes, discentes, que buscam estudar mais essa área de atuação, além de fazer pesquisas acadêmicas na área, com o intuito de melhor entender a sua área de conhecimento. A Genética Humana tem uma relevância temática na sociedade atual, especialmente pelo respaldo e fortalecimento das políticas de saúde direcionadas a atender os portadores de doenças genéticas. Além disso, no contexto médico, é conhecido que a Genética Humana permeia todas as especialidades, e suas constantes descobertas desafiam o médico na sua prática, pela sua posição na sociedade e pela expectativa do paciente de que o profissional médico possa responder a contento suas indagações. Estas indagações estendem-se, com frequência, aos familiares do paciente, de forma que o processo de aconselhamento genética acaba sendo indiretamente demandado. Enxergando o impacto da Genética nessa realidade acadêmica e científica, apontando para um alto crescimento da área e fortalecimento do Programa Genética para Todos, assim como no aprimoramento dos nossos discentes e docentes, além de promover o diálogo entre as diversas áreas de ensino na nossa instituição, temos o intuito de realizar o II Simpósio de Genética Humana da Unifal-MG. Este evento pretender fortalecer o envolvimento conceitual e metodológico com as áreas básicas e clínicas da Genética Humana. Nesse processo, as palestras proferidas iram inserir e fortalecer os conceitos essenciais para o crescimento científico dos discentes, docentes e sociedade. E no nosso âmbito acadêmico na Unifal-MG, essa forma de crescimento acadêmico torna-se imprescindível para os docentes, pesquisadores e alunos envolvidos e interessados com a Genética Humana. Adicionalmente, o projeto de pesquisa intitulado: “Estudo genético-clínico-laboratorial de portadores de deficiência intelectual institucionalizados na APAE de Alfenas-MG ”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unifal-MG e em desenvolvimento, atende a demanda acadêmico-científica e se insere no contexto extensionista assistencial da nossa comunidade. Resultados parciais do referido projeto serão apresentados no II simpósio, facilitando uma troca de saberes e divulgação das ações científicas do Programa Genética para Todos. Todas as palestras serão oferecidas gratuitamente e sem cobrança de nenhum palestrante.

Beneficiário
Alunos de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores, profissionais interessados com a temática da Genética Humana da Unifal-MG e da APAE de Alfenas, assim como também, crianças portadoras de deficiência intelectual atendidos na APAE, e suas famílias.