CURSO DE CAPACITAÇÃO EM CONSULTA DE ENFERMAGEM GINECOLÓGICA

Apresentação
O Curso Capacitação em Consulta de Enfermagem Ginecológica, uma parceria entre a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Varginha, propõe ações conjuntas para ampliar as possibilidades de efetivo cuidado e medidas para melhorar a organização da assistência às mulheres, por meio da consulta de enfermagem ginecológica. A obtenção de melhores resultados requer mudanças assistenciais muitas vezes complexas, mas possíveis, e dependem de esforços contínuos dos municípios e dos profissionais de saúde envolvidos. Para orientar o planejamento dessa reorganização assistencial, propõe-se o Curso Capacitação em Consulta de Enfermagem Ginecológica para enfermeiros (as) que atuam na Atenção Primária à Saúde, do município de Varginha, com discussões de suas particularidades. Esta capacitação é aqui entendida como o conjunto de saberes, tecnologias e recursos necessários ao enfrentamento dos riscos, agravos ou condições específicas

Objetivos
• Ofertar conhecimentos e discutir sobre os cuidados sempre referendados por evidências científicas disponíveis; • Discutir sobre a adequada infraestrutura física e tecnológica das diversas unidades de saúde para atendimento da mulher em seu ciclo de vida; • Aprimorar os processos de trabalho dos profissionais envolvidos na atenção à mulher, buscando a integração dos diversos campos de saberes e práticas; • Valorizar o trabalho em equipe multiprofissional e a atuação interdisciplinar; • Estimular o respeito à autonomia da mulher na tomada de decisões sobre sua vida, em particular em relação à sua saúde, sua sexualidade e reprodução; • Oferecer conhecimento do direito de garantia ao acesso da mulher a uma rede integrada de serviços de saúde que propicie abordagem integral do processo saúde/doença, visando à promoção da saúde; • Propor o desenvolvimento contínuo de processos de educação permanente dos profissionais de saúde. • Discutir a assistência de enfermagem na prevenção e controle dos cânceres de mama e de colo do útero.

Justificativa
Nos últimos 30 anos o Brasil avançou na melhoria da atenção à saúde da mulher (que neste contexto é a grande protagonista empoderada), avanço este fruto de esforços e iniciativas do governo, por meio do desenvolvimento de políticas e implementação de programas públicos; bem como da sociedade civil, por meio dos movimentos sociais. Observamos ainda alterações demográficas e epidemiológicas alterando os padrões de morte (feminização da velhice) e enfermidade (aumento das doenças crônico-degenerativas) das mulheres. Houve alterações também no comportamento reprodutivo (queda da fecundidade). Frente a esta realidade, a prática de atenção do enfermeiro direcionada à mulher, com destaque para aqueles inseridos na atenção primária, devem estar capacitados e conscientes quanto à importância de sua atuação no ciclo vital da mulher e quanto à necessidade de aliarem o conhecimento técnico-científico específico advindo de evidências científicas ao compromisso com o resultado de qualidade da assistência prestada, levando em consideração o significado desse resultado para cada mulher. Os enfermeiros precisam ser dotados de atitudes proativas devendo aproveitar as oportunidades da presença da mulher nas unidades básicas de saúde para atendê-la de forma integral. Cabe aqui relembrar dois princípios constitucionais do Sistema Único de Saúde (SUS), a universalidade e integralidade, que todo profissional de saúde deve seguir e que modificam os modelos de atenção e de gestão dos processos de trabalho em saúde.

Beneficiário
Enfermeiros que atuam na atenção primária à saúde do município de Varginha.