LIGA ACADÊMICA DE ANESTESIOLOGIA E DOR DA UNIFAL MG

Apresentação
A Liga Acadêmica de Anestesiologia e Dor da Unifal-MG (LAAD) pretende realizar ações que visam à aquisição de conhecimentos teóricos e práticos desta especialidade médica pelo estudante de medicina. O médico generalista necessita ter conhecimentos sólidos nesta área visto que diversos procedimentos realizados na rotina do hospital requerem conhecimento das técnicas anestésicas. Além disso, essas técnicas ainda podem ser aplicadas para o alívio da dor e sofrimento de pacientes acometidos por doenças crônicas e traumas através de procedimentos como o bloqueio nervoso e radiofrequência proporcionando uma melhora na qualidade de vida e permitindo que esses pacientes retornem a atividades que porventura tenham sido impossibilitadas pela dor.

Objetivos
Capacitar o estudante de medicina no conhecimento das técnicas de anestesia e seus medicamentos, bem como nos protocolos de utilização destas drogas dentro de uma cirurgia. Reconhecimento de enfermidades que necessitem intervenção anestésica para o alívio da dor e quais os procedimentos que melhor se adequam para a solução do problema. Acompanhamento de profissionais da enfermagem, fisioterapia e psicologia verificando a interdisciplinariedade no tratamento da dor. Atendimento da comunidade visando a coletar informações sobre as diferentes demandas na área prática e a adaptação das técnicas nos casos de diversos pacientes.

Justificativa
É importante que o médico generalista tenha ao menos um conhecimento básico na área de anestesiologia, visto que a sua prática permite a realização de procedimentos que vão desde a sutura de ferimentos, até a realização de cirurgias complexas sem que o paciente sinta dor. Além disso, em cirurgias o anestesista é o responsável por monitorizar e manter os sinais vitais do paciente garantindo a segurança e o sucesso das operações. A anestesiologia também é uma das principais áreas que atuam no estudo, prevenção e tratamento da dor. Atualmente, estima-se que 7% da população mundial seja acometida por dores crônicas, e apesar da alta prevalência, de ser uma das maiores causas do aumento no número e tempo de internações e de ser considerado o quinto sinal vital, a formação acadêmica não dá a ênfase necessária a esse assunto. Assim, A liga possibilitará um contato maior dos estudantes com conceitos básicos sobre dor e terapêutica para o controle, formando profissionais mais capacitados que certamente garantirão uma atenção mais humanizada à população.

Beneficiário
Acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal de Alfenas e a população atendida pelas atividades da LAAD.