GESTÃO DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE

Apresentação
A Segurança do paciente pressupõe a redução dos danos desnecessários associados aos cuidados de saúde a patamares mínimos aceitáveis (BRASIL, 2014). Trata-se de um tema antigo, mas que ganhou especial atenção após a publicação do relatório “Errar é Humano”, em 1990, que retratou a ocorrência de até 98 mil óbitos anuais nos Estados Unidos devido a eventos adversos evitáveis relacionados à assistência à saúde (KOHN; CORRIGAN; DONALDSON, 2000). Considerando-se os impactos físicos, emocionais, econômicos e sociais atrelados aos eventos adversos, discutir sobre práticas assistenciais seguras faz-se relevante e a inclusão do tema nos cursos de Graduação, pós-graduação e educação permanente é recomendada pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente (BRASIL, 2014).

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
Sabe-se que os estabelecimentos de saúde são locais em que falhas e erros podem acontecer. Por isso, desmistificar a percepção de que hospitais são locais totalmente seguros e que profissionais de saúde não erram é fundamental para a mudanças de conduta e para a promoção de práticas seguras. Proporcionar reflexões sobre a temática aos acadêmicos de enfermagem pode contribuir para que os mesmos sejam capazes de modificar a realidade em que se inserem, com vistas à melhoria da qualidade e promoção de uma assistência mais segura.

Beneficiário
Estudantes de enfermagem da UNIFAL-MG.