ACUPUNTURA AURICULAR

Apresentação
Acupuntura auricular é um método aplicado para problemas de saúde que atua por ação reflexa e apresenta resposta orgânica quando usada no microssistema da orelha. Praticada na China há mais de 5 mil anos, a acupuntura desenvolveu-se no ocidente e ganhou algumas variações. Um destes desdobramentos que vem ganhando terreno é a chamada acupuntura auricular, ou auriculoterapia, que consiste em curar doenças de todo o corpo restringindo-se a aplicação de agulhas exclusivamente na orelha. A acupuntura auricular usa os princípios da acupuntura e da medicina chinesa. A técnica utiliza uma única região no corpo, no caso a orelha, para aplicar estímulos em pontos reflexos de determinados órgãos e sistemas.

Objetivos
- Entender os estudos atuais de neurociência e neurofisiologia da acupuntura auricular; - Avaliar as condições energéticas e formular o diagnóstico energético; - Identificar e tratar de forma segura as condições energéticas; - Aplicar a técnica de acupuntura auricular nas condições energéticas.

Justificativa
O ser humano é considerado como um complexo de energia vital e vários sistemas no organismo regulam o fluxo dessa energia através de muitos pontos de controle. Quando os pontos de acupuntura auricular são estimulados corretamente, eles provocam a restauração do equilíbrio alterado no decorrer da enfermidade ou do desequilíbrio energético, e fazem com que o próprio corpo recupere o seu equilíbrio orgânico funcional e promova a sua recuperação. A acupuntura auricular destaca-se por oferecer um tratamento efetivo para a dor. Isto é explicado cientificamente pela ação dos peptídeos endógenos – endorfinas e encefalinas – que são liberados com a aplicação das agulhas. A terapia também possui a finalidade de restaurar e equilibrar as funções energéticas dos tecidos e órgãos, melhorar a circulação sanguínea e melhorar a imunidade. Além de ser empregada no auxílio ao reestabelecimento da saúde, a acupuntura auricular possui o importante papel de promover o bem-estar e de prevenir doenças.

Beneficiário
Profissionais e alunos de graduação e pós-graduação na área da saúde.