CURSO DE IDENTIFICAÇÃO DE BROMÉLIAS

Apresentação
Biólogos e profissionais da área ambiental dependem do conhecimento de diferentes espécies para compreender padrões na natureza e tomar decisões em biologia e conservação. Na botânica, as plantas epífitas, que crescem sobre árvores, são usualmente negligenciadas em estudos de caracterização da diversidade. Com o objetivo de diminuir a lacuna do conhecimento de identificação botânica de espécies epífitas da região de Alfenas é que apresentamos a proposta do curso de identificação de bromélias. As bromélias representam a maior parte da diversidade das plantas epífitas e, apesar de serem facilmente identificadas a nível de família, o conhecimento dos principais grupos não é trivial. Dessa forma, o curso de identificação de bromélias irá capacitar profissionais da área ambiental na identificação dos principais grupos de bromélias da região de Alfenas.

Objetivos
• Apresentar a diversidade de bromélias no contexto teórico; • Capacitar os profissionais na identificação de materiais botânicos vivos e em exsicatas; • Elaborar uma chave de identificação das espécies de bromélia da região de Alfenas.

Justificativa
Dado que as bromélias são um importante componente da biomassa e diversidade de plantas em florestas, o reconhecimento das espécies de bromélia é essencial para o entendimento da comunidade de plantas de um determinado local. Ainda, diferentes espécies de bromélias podem ser consideradas plantas indicadoras da qualidade ambiental da área em que ocorrem, de forma que a identificação das bromélias em um local pode ser extrema de importância para estudos de diagnóstico ambiental. Dessa forma, dado que existe uma demanda para o reconhecimento de organismos ao nível de espécie para a realização de trabalhos em ecologia e conservação, a proposta deste curso é capacitar os participantes no reconhecimento de espécies de bromélias epífitas da região de Alfenas.

Beneficiário
Profissionais da área ambiental interessados em identificação botânica.