VISÕES E PERSPECTIVAS SOBRE A ENFERMAGEM NA ATUALIDADE: ACOLHIDA E VÍNCULO AOS CALOUROS DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIFAL-MG.

Apresentação
Os momentos iniciais da inserção do estudante no Ensino Superior constituem uma etapa de transição importante para os estudantes e são, portanto, merecedores de maior atenção. Em tempo de pandemia e que o Brasil cumpre as determinações de distanciamento social, a universidade se adapta ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) gerando impactos nas relações discentes, sobretudo naqueles que acabaram de ingressar na universidade. Sendo a Universidade um ambiente baseado em excelência e inclusão, seu valor inclui a capacidade de inovar, identificar e encontrar constantemente novos caminhos, a fim de criar novas oportunidades, carreiras e práticas baseadas na visão inovadora (COSTA et al., 2020), faz-se necessária uma estratégia para auxiliar nesse processo.

Objetivos
Não disponível para preenchimento

Justificativa
O primeiro ano é um período crítico para a adaptação do estudante à universidade. As experiências durante o primeiro ano na universidade são importantes para a permanência no ensino superior e para o sucesso acadêmico dos estudantes (REASON; TERENZINI; DOMINGO, 2006). O modo como os alunos se integram ao contexto do ensino superior faz com que eles possam aproveitar melhor (ou não) as oportunidades oferecidas pela universidade, tanto para sua formação profissional quanto para seu desenvolvimento psicossocial. Estudantes que se integram acadêmica e socialmente desde o início de seus cursos têm possivelmente mais chances de crescerem intelectual e pessoalmente do que aqueles que enfrentam mais dificuldades na transição à universidade (TEIXEIRA et al., 2008). Se já é uma situação complexa dentro da "normalidade", iniciar a faculdade no meio de uma pandemia e ter seu contato com colegas, professores e âmbito universitário apenas por meio das tecnologias virtuais traz complicadores e dificulta a interação. Diante do exposto, propor ações para auxiliar na adaptação ao novo contexto como necessidade generalizada entre os estudantes e favorecer o acolhimento do aluno recém-ingresso podem ser benéficas a sua permanência e satisfação.

Beneficiário
Alunos do 1º período do Curso de Enfermagem da Unifal-MG