CINESSESTA

Apresentação
A proposta do projeto Cinessesta, que se tornou viável em razão da aquisição da licença "guarda-chuva" pela Universidade, é constituir-se numa referência de lazer cultural, capaz de agregar valor aos participantes, em intervalo, geralmente, ocioso, com exibição semanal de obras cinematográficas, potencialmente abertas à comunidade local, além dos integrantes da universidade. A utilização proveitosa do tempo com a oportunidade de assistir a obras selecionadas, no intervalo de atividades acadêmicas, proporcionará benefícios para a qualidade de vida, como combate ao estresse, colaborando na manutenção da saúde. O lazer é tão importante na vida humana que, no Brasil, o direito ao lazer foi elevado à categoria constitucional (art. 6º, CR).

Objetivos
• Oferecer momento de lazer cultural para aproveitamento de intervalo ocioso entre atividades acadêmicas; • Criar o hábito da exibição semanal de obras cinematográficas na comunidade acadêmica; • Estimular a participação em atividades culturais; • Criar público crítico para exibição futura de obras que exijam maior reflexão; • Criar oportunidade de participação de pessoas da comunidade local em atividade no ambiente universitário, promovendo a interação e o diálogo.

Justificativa
As obras cinematográficas e seriados de televisão constituem-se em importantes experiências culturais contemporâneas, para as quais o ambiente acadêmico deve se abrir. As possibilidades de trabalho utilizando a filmografia disponível são enormes, indo desde a apresentação de determinado contexto para a colocação de um conteúdo até o refinamento do aprendizado. Há sempre oportunidades de crescimento e melhor formação das pessoas envolvidas, sendo instrumento poderoso para a reflexão e o debate, bem como para a apreciação crítica. A exibição semanal de filmes selecionados, em horário normalmente ocioso, representa a oportunidade de lazer cultural dentro da universidade, bem como a implantação na memória da comunidade de tais apresentações, para a criação de público crítico, para que se abram, futuramente, oportunidades de exibição de filmes mais densos e profundos, para debate e reflexão. Espera-se, ao final, a formação de um grupo de razoável e crescente número de pessoas participantes que justifiquem a crença de criação do hábito na comunidade acadêmica, para dar-se continuidade ao projeto por mais, pelo menos, dois semestres, antes de se partir para maior abrangência de objetivos ou desdobramentos.

Beneficiário
Membros da comunidade acadêmica do "campus" Poços de Caldas da UNIFAL-MG: alunos, professores, técnicos e terceirizados.