MÉTODOS CONTRACEPTIVOS E PREVENÇÃO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Apresentação
O projeto "Métodos contraceptivos e Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis" será desenvolvido em escolas estaduais do município de Alfenas-MG, na APAE de Alfenas e na UNIFAL-MG, ressaltando as implicações de uma gravidez precoce e/ou indesejada, os principais métodos contraceptivos e a importância da prevenção e do diagnóstico das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Com o envolvimento dos docentes, discentes dos ensinos médio e fundamental (a partir do 6° ano), discentes da Escola da Família da APAE de Alfenas e discentes da UNIFAL-MG, o projeto tem o propósito de dialogar sobre os problemas e as medidas preventivas de uma gravidez indesejada e das doenças sexualmente transmissíveis, e também, sobre a importância das orientações sexuais na família e na escola.

Objetivos
Através de grupos de formação em oficinas: - Discutir os conceitos de relação sexual, puberdade e adolescência, virgindade, menstruação e período fértil, masturbação, contracepção e gravidez na adolescência; -Abordar o problema da gravidez indesejada; -Abordar o problema da disseminação das DST; - Discutir as formas de orientação sexual por parte dos pais, escolas e comunidade; - Colocar os acadêmicos da equipe em contato com osproblemas sociais, buscando estimular uma reflexão sobre seu papel como profissional e cidadão. Através de palestras educativas: - Teorizar o conteúdo discutido nos grupos de formação, buscando apresentar informações atualizadas sobre os métodos contraceptivos e os métodos preventivos de DST; -Proporcionar aos acadêmicos da equipe a oportunidade de compartilhamento dos seus conhecimentos universitários fazendo interação com os conhecimentos e problemáticas apresentados pelo público alvo.

Justificativa
A gravidez na adolescência e as doenças sexualmente transmissíveis (DST) são grandes problemas de saúde pública da atualidade. A prevenção da gestação não planejada é fundamental, principalmente para adolescentes e adultos jovens sexualmente ativos, que devem ser orientados precocemente, uma vez que a idade para início das relações sexuais está diminuindo cada vez mais, enquanto estão aumentando o número de adolescentes grávidas, o número de abortos e também as DST. Desta forma, nós elaboramos um projeto educativo de orientação sexual para professores e alunos, com o propósito de dialogar sobre os temas sexualidade, métodos contraceptivos e preventivos de DST e a importância da prevenção e diagnóstico precoce das DST, e das implicações de uma gravidez precoce e indesejada.

Beneficiário
Docentes e discentes do ensino fundamental (a partir do 6º ano) e médio de escolas estaduais de Alfenas, discentes da Escola de Pais da APAE de Alfenas e discentes do ensino superior da UNIFAL-MG.