MINING GAMES - EQUIPE UNIFAL-MG NOS JOGOS INTERNACIONAIS DE MINERAÇÃO

Apresentação
O Time Mining Games UNIFAL-MG esteve nos Estados Unidos e Austrália participando do evento Internacional dos Jogos de Mineração que aconteceram nos anos de 2014, 2015, 2016 E 2017. O Time é formado por uma equipe de estudantes do Campus de Poços de Caldas e teve-se a oportunidade de representar o Brasil pela primeira vez na história dos jogos, no ano de 2014, na 36ª edição do evento. No ano de 2016 a equipe foi medalhista de bronze e em 2017 conquistou medalhas de ouro e prata em diferentes modalidades. Estas olimpíadas anuais da mineração reúnem profissionais, estudantes e empresas patrocinadoras de todo o mundo, tendo como objetivos, estabelecer atividades que assumem um caráter esportivo, explorando o trabalho em equipe e admitindo a divisão de tarefas entre cada membro do time, na concepção de proporcionar o crescimento de habilidades, como a pesquisa e planejamento, fundamentos essenciais de um engenheiro de minas.

Objetivos
Reforçar o valor educacional de experiências esportivas interuniversitárias para um maior número de alunos possível; Relacionar teoria e prática, fora de sala de aula; Divulgar os cursos da UNIFAL-MG à Comunidade.

Justificativa
Num setor como a mineração, que representa a base da civilização industrial, envolve uma série de atividades e praticamente tudo na nossa vida moderna, desde a agricultura e os minerais do solo até os circuitos eletrônicos dos celulares. O International Mining Games oferece uma oportunidade de visibilidade para empresas do Brasil e do mundo, estando suas marcas em diversos meios e países, aproximando assim, o contato direto de diversos públicos, principalmente acadêmico e profissional. Os últimos eventos dos Jogos Internacionais mereceram matérias em diversos jornais e sites de todo o mundo, como já citados, o New York Times um dos mais conceituosos jornais dos Estados Unidos e o The Guardian, além deles a BBC britânica, jornais da Austrália e sites como o Mining Connection, um importante site na área de recursos minerais. A tarefa de entrar em contato com revistas, jornais e com emissoras de televisão é um item importante no objetivo de divulgar a participação da equipe brasileira e UNIFAL-MG.

Beneficiário
Este projeto destina-se a discentes do Campus de Poços de Caldas, que se interessem por trabalhos em equipe e mineração.