LEGADO AMBIENTAL

Apresentação
O desenvolvimento da Educação Ambiental inclui muitas reivindicações sociais dos diferentes segmentos da população, no que diz respeito aos direitos e deveres do homem para com o ambiente, inserindo a análise das relações ciência-tecnologia-sociedade. Este tema é atualmente presente, na busca pela melhoria da qualidade de vida, com foco em preservação, restauração e desenvolvimento ambiental, voltado para a transformação social dos cidadãos quanto ao respeito ao meio ambiente, destacando principalmente a geração de resíduos e a conscientização da população sobre este tema. O Projeto Legado, através de suas atividades, buscará a conscientização ambiental maciça junto à comunidade em geral, mas principalmente do público escolar da rede básica de ensino do município e acadêmico, que serão posteriormente os agentes multiplicadores. Desta forma, buscaremos incentivar as mudanças de comportamento do público envolvido nas ações, no que diz respeito à geração de resíduos e sua destinação final

Objetivos
- Promover conscientização ambiental nas escolas estaduais, municipais e particulares, nos níveis de educação fundamental I, II e médio, do Município de Alfenas; - Orientar a comunidade escolar, para contribuir com a implantação da coleta seletiva no município, preparando-os para multiplicar a conscientização junto à população em geral; - Conscientizar quanto ao descarte consciente de materiais recicláveis, bem como motivar a reciclagem de resíduos apropriados; - Formar uma Equipe Multidisciplinar de professores, técnicos e discentes da UNIFAL-MG que contribuam, voluntariamente, neste processo de educação ambiental no âmbito da Universidade e da comunidade em geral.

Justificativa
Na atualidade, os serviços e práticas consideradas ambientalmente corretas têm ganhado cada vez mais espaço no dia a dia da sociedade. Isso porque, com a globalização de informações, bem como a aceleração das mudanças climáticas e da percepção que a raça humana é a principal responsável pelas consequências dos danos ambientais graves, em que todo o planeta é prejudicado, surgem debates sobre alternativas para minimizar tais problemas ambientais. De acordo com Marques (2014), uma mudança na conduta dos seres humanos é crucial para a reversão do quadro de degradação ambiental, por isso é imprescindível que haja um investimento particular na conscientização da sociedade, para que se possa mudar tal realidade, utilizando da educação ambiental como método principal. A educação ambiental torna-se uma abertura para novos conhecimentos. As pessoas envolvidas em tal atividade passam a adquirir juízo crítico e são capazes de adotar atitudes e comportamentos em valores construtivos, conforme Barcelos (2012). Por isso existe a preocupação e o compromisso com o desenvolvimento da educação ambiental. Surge a necessidade de debater de forma mais ampla, a importância da reflexão de que o ser humano é parte integrante da natureza e desta deve preservar. Assim, esse processo de aprendizagem necessita ser integrado nas escolas, como uma área que deve ser abordada desde as séries iniciais e ser contínua em todos os níveis e modalidades de ensino (BRASIL, 1999). É essencial e urgente, entender os verdadeiros riscos e as proporções do mau uso dos recursos ambientais, fomentando a ideia de que são necessárias práticas para inserir a criança ou jovem no meio, através de atividades relacionadas ao seu cotidiano e que estimulam um autoconhecimento e interesse pela preservação ambiental (DOURADO & BELIZÁRIO, 2012). Para tanto, é relevante a existência de projetos e instituições que visem a educação ambiental, e estes devem estar aptos a levar informações para todos os níveis de ensino, promovendo o mesmo padrão de conhecimento e conscientização. Nesta mesma direção, de acordo com Guimarães (2005), a educação ambiental é um dos meios mais eficazes para provocar mudanças de hábitos nos educandos, onde o indivíduo, sendo criança ou jovem, reconhece e compreende melhor o ambiente do qual faz parte, para assim sentir o interesse em preservá-lo. Por meio desta modalidade, busca-se ampliar o olhar e o conhecimento das pessoas que ainda não possuem um senso crítico para a real situação em que o meio ambiente se encontra. Desta forma, o projeto Legado Ambiental é relevante para a formação e conscientização dos indivíduos e da comunidade sobre seu papel fundamental no meio ambiente. Buscamos contribuir para a construção da percepção do ser humano como integrante do meio ambiente, pois proporcionamos informação, levamos conhecimentos sobre o ambiente como um todo e possibilitamos a aquisição de valores sociais e éticos no público envolvido. O projeto também irá auxiliar no contato dos graduandos participantes com os níveis de ensino básico, fundamental e médio. Dessa forma, proporcionar uma atuação direta junto aos alunos e professores da rede básica de ensino do município, fazendo com que ocorra uma familiarização dos acadêmicos e futuros profissionais, com seu possível âmbito de trabalho.

Beneficiário
Comunidade escolar da rede básica de ensino do município, pública e privada, dos níveis fundamental e médio (total 25 escolas), comunidade acadêmica da UNIFAL-MG no campus sede e Unidade Educacional II, além da população em geral, através dos agentes multiplicadores.