CINE-DEBATE: OS 70 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS E OS DESAFIOS DO PRESENTE

Apresentação
Ao longo dos últimos setenta anos, desde que a Declaração Universal de Direitos Humanos foi adotada pela ONU em 1948, foram testemunhadas importantes conquistas quanto aos direitos individuais e coletivos no mundo todo. Contudo, em função do caráter universalista e genérico da emblemática Declaração, uma série de demandas de grupos socias denominados "minorias" têm sido menosprezadas. O evento visa fomentar no município de Alfenas e no Sul de Minas Gerais a reflexão e o diálogo entre pessoas e grupos que se dedicam aos direitos humanos, além de ampliar o debate a respeito de possíveis ações criativas que resultem na defesa, no fortalecimento e na promoção de a dos direitos e do respeito à dignidade das chamadas "minorias", em especial de membros da comunidade LGBT+; mulheres em condição de violência doméstica; negras e negros, pessoas com deficiência, dentre outros possíveis sujeitos.

Objetivos
Preenchimento não necessário

Justificativa
Ao tratar do vasto e complexo tema "Direitos Humanos", determinados recortes são necessários para se contemplar as mais recentes demandas de grupos sociais agrupados pelo termo genérico "minorias". Neste evento serão apresentadas e debatidas as principais necessidades de membros da comunidade LGBTs, negras e negros e mulheres e crianças em situação de risco, tomando como pan de fundo o município de Alfenas e na microrregião do Sul de Minas Gerais mas não se restringindo a esse contexto.

Beneficiário
comunidade universitária da Unifal: estudantes, docentes, técnicos e terceirizados; - atuais e futuros profissionais das seguintes áreas: social, educacional, da saúde; alunos e docentes de escolas públicas; - gestores públicos do município; - demais pessoas interessadas