PROJETO BERNARDO: ESTRATÉGIA DE MANEJO DE ANIMAIS ABANDONADOS

Apresentação
O Projeto Bernardo tem como intuito a promoção de ações educativas para a comunidade acadêmica e externa sobre as questões de guarda responsável, manejo populacional humanitário de cães, zoonoses e saúde pública, a fim de prevenir a transmissão de doenças, manejar e estabilizar a população de cães soltos nos Campi da UNIFAL-MG, diminuir as taxas de abandono de animais e informar a sociedade sobre o assunto.

Objetivos
Melhorar a saúde e o bem-estar da população de cães soltos no Campus; reduzir ataques por cães e acidentes de trânsito provocados pelos mesmos; e conscientizar a comunidade sobre guarda responsável.

Justificativa
Nos Campi da UNIFAL-MG existe uma população de cães comunitários, os quais vêm sendo cuidados por alunos e funcionários. A Lei Estadual nº 22.231 , de 20 de julho de 2016, considera maus-tratos contra animais quaisquer ações ou omissões que atentem contra a saúde ou a integridade física ou mental de animal, como privar o animal das suas necessidades básicas, lesar, agredir ou abandoná-lo. O projeto vai ao encontro do que prevê a legislação, além de contribuir com a formação plena do ser humano, gerando, sistematizando e difundindo o conhecimento, com base nos princípios da reflexão crítica, da ética, da solidariedade e da justiça, lembrando que esse preceito compõe a missão da universidade prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional.

Beneficiário
Comunidade acadêmica (servidores, colaboradores e discentes) e população em geral