ACONSELHAMENTO GENÉTICO AOS PORTADORES DE HEMOGLOBINA S

Apresentação
A anemia falciforme, expressão clínica da homozigose do gene da Hemoglobina S, é uma anomalia genética importante no Brasil, causada por uma mutação de ponto ao nível de DNA. É a doença hereditária de maior prevalência no país, afetando a população negróide e parcela cada vez mais significativa da população caucasóide brasileira. Os portadores de Hemoglobina S no seu estado heterozigoto (Hb AS), são portadores do traço falcêmico, não apresentando anemia. Sendo estes na maioria das vezes, pessoas saudáveis, muito se desconhece de suas reais prevalência em nossa população.

Objetivos
Conhecer o perfil dos portadores de Hemoglobina AS em nossa população e fazer um esclarecimento genético sobre sua condição. Colocar o aluno em contato com a população a fim de desenvolver a capacidade crítica e reflexiva para questões surgidas na sociedade, bem como o cultivo da atitude de respeito às outras pessoas.

Justificativa
A anemia falciforme é uma doença incurável que, geralmente traz alto grau de sofrimento aos seus portadores. Tendo em vista a gravidade clínica dos homozigotos, a triagem desta entidade genética tem ganhado espaço nas pesquisas e programas comunitários, pois os heterozigotos se disseminam e se propagam facilitando a perpetuação de estados de homozigose para a doença falciforme.

Beneficiário
Atirados do Tiro de Guerra de Alfenas-MG.