LIGA ACADÊMICA DE DIABETES E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

Apresentação
A Liga Acadêmica de Diabetes e Hipertensão Arterial Sistêmica (UNIFAL-MG) pretende realizar ações, que visem à aquisição de conhecimentos teóricos e práticos, desta especialidade médica, pelo estudante de medicina. O médico(a) generalista necessita ter conhecimentos sólidos em hipertensão e diabetes para tratar, orientar e encaminhar a população sob sua responsabilidade. A Liga terá oportunidade de trabalhar na prevenção da hipertensão e diabetes em publico variado. Buscando aprimorar esta capacidade, procuraremos identificar a necessidade de saber deste profissional e ajudá-lo a adquiri-lo.

Objetivos
Eixo de Ensino – Complementar a vivência teórico-prática dos alunos da graduação em relação a diabetes e hipertensão arterial sistêmica. Eixo de Pesquisa - Contribuir para o desenvolvimento da observação, registro e divulgação de dados, apoiando e participando de projetos de pesquisa contribuindo para o desenvolvimento científico. Eixo de Extensão - Possibilitar a integração entre os acadêmicos e os membros da comunidade interna e externa, favorecendo o intercâmbio de experiências, saberes e práticas.

Justificativa
A LADHAS-UNIFAL contribuirá para o desenvolvimento científico e epidemiológico da ciência da saúde, enfocando a hipertensão arterial e diabetes, levantados dados estatísticos utilizados como marcadores sociais, servindo a comunidade, prevenindo a doença, proporcionando aos alunos conhecer ação preventiva e despertando o interesse pela pesquisa e atividades extra-curriculares. As atividades serão fundamentais para a formação dos acadêmicos, pois eles mobilizarão campanhas, estabelecerão contato com a comunidade, lidando com dúvidas e necessidades da população, favorecendo o desenvolvendo da relação profissional-paciente, postura e linguagem profissional, respeito pelos colegas da equipe multidisciplinar, vivenciando a importância da ação preventiva e não apenas curativa ou terapêutica. As ações comunitárias buscarão sanar algumas carências nos serviços públicos, principalmente da população mais carente, em prol da qualidade de vida buscamos dar atenção à população, esclarecer suas duvidas e faze-los sentirem-se cuidados, gerando assim na comunidade o desejo de aderir às orientações oferecidas, minimizando as consequências futuras da diabetes e hipertensão.

Beneficiário
Acadêmicos do curso de medicina. Comunidade geral (prevenção) e pacientes (já diagnosticados com Diabetes e Hipertensão).