SISTEMA EDUCACIONAL EM CIÊNCIAS ATUARIAIS.

Apresentação
O projeto consiste no desenvolvimento de plataforma de ensino que contenha tanto ferramenta de cálculo de produtos atuariais como referencial teórico relacionado ao ramo da matemática atuarial do ramo vida. O Sistema Educacional em Ciências Atuariais será uma ferramenta de estudos que poderá ser utilizada por estudantes da UNIFAL-MG e de outros cursos de Ciências Atuariais no país, por docentes como ferramenta para lecionar disciplinas na área, além de interessados no assunto.

Introdução
Atualmente existem 17 cursos de graduação em Ciências Atuariais reconhecidos pelo MEC sendo a maioria em capitais. O curso, até o momento, não conta com curso de Mestrado e Doutorado no país e tem, comparado às outras formações, carência de literatura nacional que auxilie no processo de ensino-aprendizagem. Essa escassez de cursos e material didático disponível no país evidencia a importância de desenvolvimento de material sobre o tema que possa ser disponibilizado à um grande número de interessados. Atualmente, com o acesso massificado da Internet no país, surgiu a oportunidade de criar uma plataforma de ensino que contemple, tanto as informações relevantes ao ensino da ciência atuarial e seus fundamentos como ferramentas computacionais (Software R com pacote Shinny entre outros) que auxiliam na implementação e visualização dos cálculos apresentados baseados na literatura disponível.

Objetivo Geral
O Projeto tem por objetivo desenvolver plataforma tecnológica que auxilia no processo de ensino-aprendizagem no campo da ciência atuarial no ramo vida: seguros e anuidades. Utilizando as ferramentas (softwares) R, Shiny, Github pretende-se desenvolver página na web contendo textos e interface dinâmica para cálculos atuariais no ramo vida.

Objetivos Específicos
O desenvolvimento por alunos de ferramentas que auxiliam no estudo e ensino do conteúdo das disciplinas matemática atuarial 1 e 2 .

Justificativa
Esse projeto se justifica pela falta de um conteúdo online onde o usuário possa estudar de forma dinâmica os diversos produtos criados na analise de risco do ramo vida, tendo um acesso rápido as explicações e a possibilidade de gerar e comparar resultados. Também se justifica o desenvolvido do projeto o fato que os desenvolvedores estão em contato com ferramentas modernas de trabalho de grande utilidade na academia e no mercado.

Beneficiário
Estudantes de ciências atuariais , professores, atuários e demais interessados no tema