PROJETO HISTOLOGIA INTERATIVA

Apresentação
O Projeto Histologia Interativa é voltado para a construção coletiva, e a consequente manutenção de um atlas virtual da coleção de lâminas da Unifal, para auxiliar os alunos no entendimento das aulas práticas, para reforçar o entendimento teórico com textos e questionários, auxiliando o estudo da histologia. O referido projeto já vem sendo desenvolvido há aproximadamente um ano por alunos dos cursos das áreas da saúde e biológicas da Unifal, nesta etapa, as lâminas serão discutidas e reordenadas, com a ampla participação de um grupo de docentes e discentes, extensivo à comunidade acadêmica externa. Esse trabalho é de grande relevância dado o auxílio que presta, ao ampliar o acesso ao material de estudo, uma vez que substitui o uso das lâminas de vidro em microscópios.

Objetivos
• Criação de um grupo de trabalho interdisciplinar para discussão das lâminas e elaboração do atlas virtual. • Auxiliar os alunos no aprendizado da histologia durante as aulas práticas. • Se necessário substituir o uso das lâminas histológicas de vidro, pelas lâminas virtuais, aumentando desta forma a variedade de cortes histológicos estudados. • Permitir aos estudantes identificar os diferentes órgãos e tecidos num corte histológico pelas suas características, identificando seus componentes. • Reforçar o conhecimento das aulas teóricas através dos cortes histológicos, textos complementares e questionários. • Atualizar o método de ensino tradicional utilizando-se de facilidades tecnológicas já conhecidas e amplamente utilizadas. • Auxiliar estudantes e professores das áreas biológicas e da saúde a sanar suas dúvidas no que diz respeito à disciplina e aos cortes histológicos de diferentes órgãos e tecidos.

Justificativa
A disciplina de Histologia tem como objetivo fornecer conhecimento da histomorfologia e histofisiologia dos tecidos. Esta disciplina fornece embasamento teórico-prático para os estudantes das áreas biológicas e da saúde e que será bastante útil para a interação com outras disciplinas oferecidas pelo Departamento Básico, como Anatomia e Fisiologia. Assim, para o bom desempenho e entendimento da disciplina a aula prática torna-se importante, pois é através dela que o estudante consegue visualizar o que é ministrado durante as aulas teóricas. Com o avanço dos recursos tecnológicos, é possível documentar de maneira organizada e didática a coleção de lâminas utilizadas durante as aulas práticas de histologia. Tornando-se possível proporcionar aos alunos, um método de estudo à distância muito utilizado por diversas universidades, a fim de complementar o trabalho desenvolvido no sistema presencial. Cabe ressaltar que de maneira alguma o atlas virtual substituirá o trabalho realizado em sala de aula, ou mesmo descartará a leitura complementar de livros textos, pois o atlas apresentará apenas legendas relativas às imagens e textos complementares, contribuindo apenas para o entendimento final.

Beneficiário
Alunos de graduação e pós graduação, professores e profissionais da área biológica e da saúde