REABILITAÇÃO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS

Apresentação
Trata-se de um projeto de extensão a ser realizado em parceria entre professoras dos cursos de Odontologia, Nutrição e Fisioterapia da UNIFAL-MG e profissionais da Santa Casa de Alfenas; e visa a reabilitação protética e acompanhamento nutricional e fisioterapêutico de pacientes oncológicos internados ou não.

Objetivos
- Fornecer aos alunos envolvidos com o projeto conhecimentos teóricos e práticos suficientes para a confecção de próteses obturadoras palatinas, obturadoras faringeanas, oculares, oculopalpebrais, de língua, auriculares e maxilofaciais. - Fornecer acompanhamento nutricional e fisioterápico aos pacientes assistidos. - Incentivar a pesquisa a respeito dos materiais e técnicas utilizados na reabilitação de pacientes mutilados na região de cabeça e pescoço.

Justificativa
A realização do presente projeto se justifica pelo fato de a reabilitação protética de perdas na região orofacial não ser contemplada na grade de disciplinas obrigatórias do curso de Odontologia da UNIFAL-MG e também não fazer parte do tratamento fornecido pelo Centro de Oncologia da Santa Casa de Alfenas. Dessa maneira, os pacientes mutilados ficam sem ter a quem recorrer para que sua aparência e função sejam restauradas. O contato dos alunos de graduação das diferentes áreas de formação (Odontologia, Nutrição e Fisioterapia) com os profissionais da Santa Casa (médicos e enfermeiras) gerarão conhecimentos acerca da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade que dificilmente seriam adquiridos nas aulas práticas convencionais; e o contato dos alunos com os pacientes oncológicos em recuperação promoverá um aprendizado e um crescimento pessoal muito grande; além de possibilitar a restauração destes pacientes.

Beneficiário
Pacientes atendidos no Centro de Oncologia da Santa Casa de Alfenas - MG.