GRUPO PARA A PESSOA IDOSA: "VIVER BEM A NOVA IDADE"

Apresentação
O presente projeto propõe-se a iniciar uma atividade sistematizada de educação alimentar e nutricional em Grupo, voltado para os idosos do município de Alfenas. As atividades serão realizadas na UNIFAL, envolvendo a equipe docente proponente e estudantes de cursos da área da saúde. Com este projeto, objetiva-se uma forte relação entre ensino-pesquisa-extensão e divulgação das ações e resultados encontrados em periódicos científicos da área. Trata-se de uma iniciativa inovadora, uma vez que até o momento não há o registro de um grupo em funcionamento gerenciado por docentes da Faculdade de Nutrição (UNIFAL) com ações voltadas à educação alimentar e nutricional de idosos.

Objetivos
1. Criar um grupo de convivência para idosos residentes na cidade de Alfenas e proximidades, cuja parte da equipe de ação seja composta por docentes e discentes do Curso de Nutrição da UNIFAL, a fim de possibilitar um retorno à comunidade do conhecimento e discussões construídas na Faculdade de Nutrição da UNIFAL; 2. Articular as atividades de extensão com a pesquisa acadêmica, a partir do monitoramento dos hábitos alimentares, frequência das visitas médicas de emergência, dados antropométricos (peso corpóreo, altura, perímetro do braço e dobra cutânea tricipital), questionários de aceitação das atividades e relatos pessoais em diferentes momentos da execução do projeto; 3. Formar um grupo de trabalho/estudo entre a equipe da ação a fim de proporcionar momentos de partilha de saberes e conhecimentos, contribuindo assim, com a formação humana, acadêmica e cidadã dos discentes envolvidos; 4. Registrar sistematicamente em forma de relatórios as atividades realizadas com os idosos, de forma a construir um material didático, com potencial de publicação sob a forma de livro ou apostila e com potencial de utilização em disciplinas optativas criadas em cima da temática e oferecidas dentro da grade curricular do Curso de Nutrição; 5. Apresentar de forma simples e clara, contando principalmente com a realização de atividades lúdicas e divertidas, os possíveis cuidados nutricionais com as DCNT detectadas nos participantes a fim de contribuir com o envelhecimento ativo e saudável.

Justificativa
A educação em saúde a partir de intervenções em grupo são práticas de baixo custo e com potencial para a melhoria da qualidade de vida de idosos. A referida metodologia tem sido utilizada na prática de trabalho de inúmeros profissionais do Sistema Único de Saúde, em especial, aqueles inseridos na rede de atenção básica de saúde. O presente projeto de extensão tem forte associação com o ensino e a pesquisa, sendo que a este último, proporcionaria traria contribuições à literatura científica que ainda carece de estudos avaliando o impacto das intervenções de educação em saúde, com idosos, sob a percepção do seu estado de saúde, hábitos alimentares, estado nutricional, assim como indicadores da saúde mental dos envolvidos. Ao projeto ainda proporcionaria subsídios para a elaboração e monitoramento de políticas públicas que busquem otimizar as condições de saúde do idoso. Os estudantes envolvidos com o projeto terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, além de serem capacitados quanto ao planejamento e execução de atividades em grupos com idosos.

Beneficiário
Comunidade de pessoas idosas do município de Alfenas; estudantes dos cursos da área da saúde da Universidade Federal de Alfenas, em especial aqueles do curso de Nutrição; Equipe proponente envolvida com as ações.