LIGA DE ANATOMIA APLICADA A MEDICINA DA UNIFAL (LAAMU)

Apresentação
A LIGA DE ANATOMIA APLICADA A MEDICINA DA UNIFAL (LAAMU) pretende realizar ações para promover conhecimento da Anatomia aplicada a medicina, no aspecto clínico e cirúrgico e outras atividades por meio de promoção de aulas, debates, palestras, seminários e cursos em calendário a ser estabelecido no início de cada ano a serem realizado na UNIFAL-MG e em escolas após contato e parcerias. A LAAMU busca desenvolver as habilidades ligadas à pesquisa e à investigação científica e à às práticas profissionais de seus membros. Logo, realizar junto à comunidade projetos sociais e educativos referentes ao corpo humano com o intuito de promover a divulgação do conhecimento de anatomia.

Objetivos
1. Proporcionar a seus integrantes o estímulo necessário para a produção científica na área de Anatomia Humana em suas múltiplas interfaces. 2. Proporcionar aos seus integrantes atividades didáticas extracurriculares através da leitura de textos e participação de debates e seminários promovidos por professores, médicos, residentes, monitores, pós-graduandos ou pelos seus integrantes, visando o aprimoramento de docentes e discentes. 3. Organizar palestras, encontros científicos, exposições de trabalhos, programas educativos e campanhas sobre Anatomia Humana para seus membros e comunidade externa à Universidade através das várias mídias. 4. Oferecer aos seus membros participantes condições na prática e aprendizado da Anatomia Humana, promovendo o desenvolvimento técnico-científico tanto da disciplina quanto do futuro profissional da saúde. 5. Promover integração entre anatomia humana e a prática médica, através discussões anatomoclínicas. 6. Manter intercâmbio científico e associativo com outras instituições; 7. Promover a integração entre o sistema de ensino Universitário e a sociedade, através do relacionamento entre estudantes, docentes e a comunidade. 8. Participar de discussões anátomo-clínicas de casos promovidas pela coordenação da LAAMU. 9. Aproximar a comunidade do estudo da Anatomia, ministrando aulas sobre o tema em colégios e escolas técnicas; afim de esclarecer eventuais dúvidas sobre o funcionamento das ciências da saúde. 10. Expor visitas de colégios e escolas técnicas a UNIFAL-MG ministrando aulas teórico-práticas sobre os sistemas do corpo humano. Através destas ações incentivas nos diferentes públicos o interesse pela universidade e pela graduação. 11. Os extensionistas realizarão visitas às escolas e após contatos com professores de biologia agendam as aulas práticas de anatomia no Centro Anatômico I. As aulas práticas nos laboratórios são organizadas e ministradas pelos acadêmicos da Liga sob orientação do docente responsável.

Justificativa
A ação de Extensão justifica-se pelo entendimento da necessidade da extensão no estudo da anatomia humana, não bastando o ensino e a pesquisa, aplicada com teoria e prática. A LAAMU vivenciará um momento ímpar, sendo a primeira liga relacionada ao tema nessa universidade. Esse contexto determina e ratifica a necessidade da Ação de Extensão como parte da proposta ementada LAAMU. A Extensão como parte do projeto de Liga também pode ser justificada pela necessidade de expandir os campos do conhecimento gerado no Ensino e, principalmente, na Pesquisa. Não é o mero conhecimento do corpo, mas o saber do corpo do indivíduo vivo, objeto do conhecimento a ser difundido a partir da 'melhor morada': O Corpo Humano.

Beneficiário
Acadêmicos do curso de medicina e membros da comunidade, em especial escolares.