EDUCAÇÃO FINANCEIRA CONTINUADA

Apresentação
Desde 2014, foram sistematicamente oferecidos para a comunidade acadêmica da Unifal-MG em Poços de Caldas cursos na área de Educação Financeira e Investimentos. Em 2016 e 2018, também foi oferecida uma disciplina optativa intitulada Educação Financeira e Formação Básica de Investidores, com 72 horas de duração, que já aprovou cerca de 30 discentes de graduação, gerando uma massa crítica de pessoas interessadas em difundir a Educação Financeira e de ajudar alunos de graduação, pós-graduação, servidores e membros da comunidade não acadêmica a encontrar soluções e/ou esclarecer dúvidas que as pessoas possam ter na área das finanças pessoais e investimentos. Para isso o presente projeto visará organizar de palestras abertas ao públicos em geral, com temáticas em educação financeira e investimentos, ministradas pelos discentes participantes do projeto, oferecidas periodicamente no Campus da Unifal-MG de Poços de Caldas-MG.

Objetivos
- Promover a Educação Financeira; - Desenvolver nas pessoas o senso do "consumo consciente" e planejado; - Combater o consumismo exacerbado; - Estimular as pessoas a eliminarem suas dívidas e a planejarem suas compras; - Estimular as pessoas a poupar e formar patrimônio; - Contribuir com conhecimentos para que as pessoas possam investir de maneira mais inteligente.

Justificativa
O número de famílias endividadas no país aumentou muito nos últimos anos. A falta de Educação Financeira da população e políticas que estimulam o consumo em detrimento à poupança são as principais causas desse grave problema. Os questionamentos a respeito da insustentabilidade do atual modelo de Previdência Social também despertam muitas preocupações: os indivíduos devem ser orientados e estimulados a formar reservas de longo prazo para ser utilizadas na aposentadoria. Além disso, as pessoas precisam ser capacitadas para investir melhor. O mercado financeiro oferece uma ampla gama de sofisticados ativos que podem servir para formar reservas, como ações, fundos imobiliários, debêntures, que, infelizmente, são desconhecidos pela ampla maioria da população. Este programa visa contribuir melhorando a Educação Financeira nas pessoas que estudam, trabalham e/ou convivem no Campus da Universidade Federal de Alfenas em Poços de Caldas - MG, sendo este um tema de suma importância e de interesse estratégico para o desenvolvimento econômico-social da nação.

Beneficiário
Alunos de graduação, pós-graduação, professores e técnicos da Unifal-MG. Servidores terceirizados. Pessoas da comunidade em geral.