NÓS DA NUTRIÇÃO: ENTRE O SABOR, O SABER E O FAZER

Apresentação
A ação atua junto às crianças e seus familiares, assistidas pela ONG “Serviço de Atenção e Recuperação do Adulto e da Infância” de Alfenas. Busca contribuir para a transformação da realidade estimulando o autocuidado para a saúde de forma integral. Os trabalhos são dirigidos para a reflexão das estratégias pedagógicas em saúde de forma que as experiências possam ser avaliadas, contextualizadas e reproduzidas na prática do profissional da saúde. A equipe é composta por acadêmicos de diferentes cursos da área da saúde da UNIFAL-MG. Paralelamente às atividades com as crianças, são realizadas reflexões relacionadas aos três eixos do projeto: o eixo SABOR discute o gosto para o fazer, temas pertinentes à saúde integral na perspectiva antropológica; no eixo SABER, busca a construção de referencial teórico a partir da experiência - a práxis; no eixo FAZER há discussões e registro das práticas no cotidiano, bem como, construindo material de apoio para atuação dos profissionais da saúde.

Objetivos
1- Atuar com atividades de Educação para a saúde, em especial na nutrição, farmácia e odontologia, realizando também avaliação nutricional junto às crianças, e seus familiares, assistidas pela ONG Serviço de Atenção e Recuperação do Adulto e da Infância (SARAI) no setor CAZITA (Casa Zita Engel), percebendo a integração das ações para a saúde dos sujeitos; 2 - Capacitar os estudantes da equipe sobre a perspectiva da intervenção com ênfase no diálogo, por meio do método Freiriano, estabelecendo troca de saberes para proporcionar mudança das realidades entre todos os sujeitos envolvidos no processo educativo; 3 - Atualizar conhecimentos sobre a educação para a saúde e sobre práticas pedagógicas em saúde para autonomia dos sujeitos e escuta sensível; 4 - Estimular o protagonismo dos acadêmicos do projeto para sua participação ativa em de todas as etapas das atividades de Educação para a saúde; incluindo planejamento, seleção de métodos e técnicas, treinamento e execução de estratégias necessárias à prática educativa, bem como a reflexão de sua experiência e a produção de conhecimento junto à sociedade, sendo essa perspectiva percebida junto à crianças assistidas por uma ONG de Alfenas (MG).

Justificativa
A realidade brasileira apresenta muitas crianças em condições de vulnerabilidade social. Instituições filantrópicas de diversas origens estão atentas a esse problema e buscam atender minimamente as necessidades dessa população por meio de ações de assistência e intervenção objetivando melhorar essa realidade. A universidade, por meio de sua atuação extensionista possibilitando a indissociabilidade entre ensino-pesquisa e extensão pode atuar de forma colaborativa na resolução dessas lacunas apresentadas para a população no que tange seus direitos e cidadania. Colocar sua expertise a favor da população, interagir com as pessoas para descobrir melhores alternativas para resolução de problemas, produzir e reproduzir conhecimento proporcionando autonomia dos sujeitos envolvidos na relação dialógica, dentre outras ações é papel da universidade para transformação social. Em Alfenas são várias as ONGs que cuidam de crianças em vulnerabilidade social, dentre elas o SARAI que atende atualmente 100 crianças diariamente, sendo 50 no turno vespertino e 50 no matutino. Essa entidade conta com auxílio de projetos de extensão e com voluntários para realizar a tarefa educativa junto às crianças. Esses projetos são de diferentes ordens, desde ações de intervenção direta como no caso de acadêmicos de Nutrição, Odontologia, Farmácia e medicina que atendem individualmente e realizam momentos educativos coletivos, mas também projetos de arteeducação e práticas de artesanato, música, atividade física, dentre outras. Esses projetos estão vinculados à UNIFAL-MG ou a UNIFENAS. No que concerne o papel dessa proposta “Nós da Nutrição”, fazemos interação com outros projetos vinculados à ONG, quando é realizado o encaminhamento de crianças para atendimento odontológico ou médico a partir da avaliação nutricional realizada pelos acadêmicos de nutrição e de odontologia da UNIFAL-MG. Práticas de educação para a saúde nas temáticas da nutrição, da odontologia e outras na área da saúde de forma integrativa, são realizadas com as crianças em atividades coletivas e semestralmente ocorre ação junto aos familiares com o propósito de envolvimento familiar no cuidado com a saúde. A ação de extensão universitária em questão buscará aproximar os múltiplos componentes que envolvem a saúde, proporcionando atendimento específico aos problemas levantados, atendendo as várias demandas e fatores, condições socioeconômicas e culturais das pessoas envolvidas. Essa proposta de ação extensionista pretende gerar transformação da realidade social de todos os agentes em processo educativo, sejam as crianças e seus familiares, sejam os sujeitos da ONG, ou os acadêmicos da equipe executora. No que tange aos acadêmicos, possibilita construção e consolidação de conhecimentos e experiências profissionais relevantes à formação como cidadão e profissional. Para as crianças e seus familiares a atenção aborda temas a partir do diálogo, portanto, os temas são sistematizados a partir do público e da ONG.

Beneficiário
A ação beneficiará aproximadamente 100 crianças e seus familiares, totalizando aproximadamente 200 pessoas, e também serão consideramos beneficiários os acadêmicos e os profissionais da ONG envolvidos na equipe (8 alunos e 06 profissionais)