ESCOLA VERDE: UMA PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO DO AMBIENTE ALIADA À PRÁTICA EDUCATIVA

Apresentação
Com vistas a contribuir para a melhoria da ambiência no trabalho em escola pública da rede estadual, no município de Varginha-MG, apresenta-se a presente proposta. A qualidade da ambiência é um fator intrínseco ao trabalho, o qual, quando desfavorável, se constitui como um estressor organizacional, com desdobramentos para a saúde dos trabalhadores e o seu desempenho. Assim, dado que tal problemática foi identificada, por meio de diagnóstico baseado em pesquisa, na escola em questão, desenhou-se essa proposta cujas ações foram delineadas a partir das demandas advindas dos próprios trabalhadores da instituição. Com base nessas premissas, propõe-se um conjunto de atividades que envolvem desde a construção coletiva de horta orgânica e revitalização dos jardins da escola, até o mapeamento da gestão do lixo, envolvendo pais e alunos na implementação dessas iniciativas, com o apoio dos docentes, de modo a instituir novas possibilidades para a prática educativa.

Objetivos
- Construir coletivamente uma horta orgânica no espaço da escola; - Promover uma ação conjunta para a revitalização dos jardins da escola; - Estabelecer uma rotina de manutenção periódica da horta e dos jardins, com responsabilização coletiva por parte de pais e alunos; - Realizar mapeamento descritivo e interventivo da gestão do lixo na escola; - Propiciar condições que favoreçam o envolvimento de pais e alunos num processo de construção e responsabilização conjunta pelo espaço da escola; - Contribuir para a melhoria da ambiência escolar e da prática educativa, favorecendo as condições de trabalho na instituição.

Justificativa
A discussão acerca das ações de prevenção e redução de riscos à saúde do trabalhador no ambiente organizacional vem ganhando centralidade em nível nacional e internacional, tendo sido legitimadas no Brasil com a promulgação do Decreto nº 7.602 de 2011, o qual instituiu a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, que objetiva, em linhas gerais, promover a saúde e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Observando-se, ainda, os dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) publicados no Boletim Quadrimestral sobre Benefícios por Incapacidade de 2017 (INSS, 2017) é possível observar a participação no número total de afastamentos do trabalho por motivo de doença que assumem os transtornos mentais, dentre eles os gerados por altos níveis de estresse, que foram a terceira maior causa de incapacidade para o trabalho no período de 2012 a 2016. Reconhecendo a relevância dessa problemática, o presente projeto ao se direcionar ao objetivo de contribuir para a melhoria da ambiência no trabalho em uma escola da rede estadual situada no município de Varginha-MG, tangencia não somente uma questão relacionada à saúde no trabalho, como também à educação pública. Isso se evidencia, inclusive pela forma como se encontra articulada a proposta, haja vista que concilia iniciativas que contribuem para um ambiente organizacional mais saudável com a instituição de novas possibilidades para a prática educativa. Estas últimas emergem a partir do próprio trabalho de construção social relacionado à horta, ao jardim e à gestão do lixo, que oportunizam a vivência prática de conteúdos trabalhados em sala de aula, a introdução de novos conceitos, a renovação da rotina escolar e a apropriação do espaço da escola de uma forma inovadora, propiciando experiências coletivas de aprendizagem nas quais se inserem, inclusive, os pais de alunos. Assim, a par das transformações no espaço físico, a execução do projeto irá facilitar a ocorrência de mudanças nos processos psicossociais presentes na instituição, os quais favorecem concomitantemente as condições de trabalho e a prática educativa. Por essas razões e também pelo fato de se constituir como uma experiência de intervenção em estresse no trabalho, que poderá contribuir para fomentar o debate sobre esse tema, cuja literatura ainda é relativamente escassa, é que se justifica a proposta aqui apresentada. Destaca-se, assim, a sua relevância social e acadêmica, bem como o atendimento aos preceitos abraçados pela universidade pública de compromisso ético com o seu entorno social.

Beneficiário
Os principais beneficiários do projeto serão os docentes, alunos e demais trabalhadores da escola. Cabe mencionar também os familiares dos alunos e demais membros da comunidade da qual faz parte a escola.