EDUCADOR: CONHECENDO E CONTROLANDO A DOR

Apresentação
O Programa Educador: Conhecendo e Controlando a Dor foi idealizado para aproximar os conhecimentos sobre dor com a prática clínica dos profissionais da saúde envolvidos diretamente com pacientes com dor aguda, crônica, oncológica e neuropática. O estudo da dor é complexo, exigindo dos profissionais informações cada vez mais atualizadas e integradas. A escolha das modalidades de tratamento para o controle da dor devem ter uma base neurofisiológica e neurocientífica, levando-se em conta os aspectos biopsicossociais e a melhor avaliação e intervenção. Para os alunos participantes há o desenvolvimento da prática baseada em evidências, habilidades de avaliação, criatividade e responsabilidade, o que fortalece o grande interesse pelo programa, reforçando o seu compromisso social. O Programa envolve o desenvolvimento de três projetos (Liga da Dor, Cuidado Farmacêutico na Dor e Educação em Dor – PED), um evento II Caminhada Contra a Dor e um curso de Acupuntura Auricular.

Objetivos
I- Desenvolver um programa amplo de assistência e educação em dor, para profissionais de saúde e população em geral. II- Colaborar a para a concretização de uma educação em saúde e dor, criando uma estrutura funcional, protocolos clínicos de avaliação e de tratamento. III- Incentivar medidas governamentais para o acesso gratuito da população a tratamento e medicação analgésica básica IV- Sugerir discussões sobre noções básicas de dor no sentido da inclusão de alunos da área da Saúde (medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia, nutrição e farmácia), . V- Qualificar e habilitar profissionais de saúde, na área de dor.

Justificativa
Dentre vários compromissos do EducaDor: Conhecendo e Controlando a Dor, está o de disseminar os conhecimentos, criar e desenvolver métodos de avaliação e tratamento mais adequados para cada patologia, incentivar as pesquisas e a assistência aos portadores de dor. Qualquer intervenção que promova melhora na condição patológica do paciente será monitorada e utilizada, com os devidos preceitos éticos, em trabalhos apresentados em simpósios e congressos relacionados à área. Deve se apontar que esse programa atende uma demanda não contemplada nos cursos da Saúde da UNIFAL-MG do ponto de vista de teoria e prática.

Beneficiário
Acadêmicos da UNIFAL-MG, funcionários terceirizados e servidores da UNIFAL-MG encaminhados via CIAS-UNIFAL. Comunidade externa da UNIFAL-MG através do encaminhamento pelo ambulatório de neurologia da Santa Casa de Alfenas e Unidades de Saúde.