CIVITAS: TEORIAS E PRÁTICAS DO LITERÁRIO

Apresentação
O programa “CIVITAS – Práticas e Teorias do Literário” consiste numa série de subprojetos e ações consequentes que procuram aproximar a produção artística desenvolvida na cidade de Alfenas e microregião à produção científico-acadêmica da Universidade Federal de Alfenas, mais especificamente, à produção do curso de Letras, além de, numa dupla via, aproximar a academia da produção literária amadora ou, mesmo, profissional da região. O programa, nesta edição, se desdobrará em quatro ações: o “Arquivo Literário da Sul-Mineiro”, que buscará a memória da produção local; o projeto “Histórias de quando a água chegou”, que se dedicará a resgatar as inúmeras narrativas, orais e escritas, da criação da represa de Furnas; o "Cineclube Unifal", que passa a compor o programa explorando melhor as relações com a literatura; e o curso "Introdução ao Grego Antigo", que objetiva dar acesso ao público da região a um imenso patrimônio escrito do Ocidente.

Objetivos
- construir um acervo literário da cidade de Alfenas; - incentivar a produção literária na região; - promover especialização e qualificação de escritores amadores; - inaugurar um espaço permanente de divulgação da literatura da região; - propagar a leitura como formação cultural e cidadã; - disponibilizar novos espaços de pesquisa literária.

Justificativa
A região circunvizinha de Alfenas, que engloba boa parte da microrregião do sul e do sudoeste de Minas Gerais, apesar de sua tradicional vocação agropastoril, contou com ativa manifestação artística, sobretudo em meados do século XX, sob o influxo da obra do dramaturgo, contista e roteirista Waldir de Luna Carneiro. No entanto, os registros destas manifestações não estão reunidos sob qualquer instituição, correndo o risco de desaparecimento nas mãos de particulares. Ainda hoje, a intensa ocupação jovem da cidade, gera condições para inúmeras manifestações como a Cia. de Teatro Folgazã, a ong Arte & Manha, e o círculo de literatura amador Sua Poesia, que têm ações intermitentes e idiossincráticas. Ao nosso redor, a riqueza da região em fins do século XIX e inicio do século XX ainda deixou heranças como o coletivo Polígono Sul-Mineiro do Livro, que procura manter atividades há decádas. Contudo, a microrregião, e mesmo a mesoregião do sul e do sudeste de Minas Gerais, não contavam com órgãos oficiais ou acadêmicos de apoio e fomentação à literatura e teatro, uma vez que a Academia Sul Mineira de Letras, fundada em 1939, encontra-se inativa e a região, somente a partir de 2009 passou a contar com um curso universitário de Letras (cujo PPC - Cap.8, Pág 60 - preconiza a interação com a sociedade através de atividades extensionistas que significam créditos curriculares obrigatórios), que em 2013 passou funcionar plenamente com a graduação dos primeiros bacharéis e licenciados em Letras. Desta forma, as manifestações literárias e dramatúrgicas estão entregues à limitação orçamentária das secretarias municipais de educação e cultura e aos esforços, comumente desarticulados, de diletantes e amadores. O programa espera apresentar a Universidade Federal de Alfenas (conforme o missão da instituição, consoante item 2.5.1, pág 29, do plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2020) à comunidade como um espaço de conservação, estudo e difusão de cultura escrita nos mais diversos segmentos da sociedade desde a formação de leitores até a qualificação e atualização de produtores e atores culturais

Beneficiário
- estudiosos e diletantes de literatura, cinema e da história da região; - escritores amadores ou, mesmo, profissionais; - estudantes de Letras; - alunos da rede pública de ensino.