OCLUSÃO E DESORDENS TEMPOROMANDIBULARES

Apresentação
O Projeto de extensão OCLUSÃO E DESORDENS TEMPOROMANDIBULARES será desenvolvido pela disciplina de Oclusão da Faculdade de Odontologia e colaboradores, visando criar um programa de atendimento à pacientes portadores de disfunções do sistema estomatognático, dar subsídio teórico-prático aos seus participantes quanto ao diagnóstico, conduta e proservação dos pacientes, fomentar e discutir atualidades da literatura científica da área. O projeto ainda busca criar um banco de dados que permita o desenvolvimento de novas pesquisas relacionadas.

Objetivos
Capacitar o estudante de odontologia para identificar desordens oclusais e desordens temporomandibulares, orientar na prevenção e ações terapêuticas conservadoras.

Justificativa
O estudo e tratamento em oclusão e das DTMs têm vasto espaço na odontologia. Pois tratam de problemas significativos na população em geral e estão relacionados às estruturas tratadas pelos dentistas. Se os sinais e sintomas da disfunção mastigatória são comuns na população como um todo, então o problema das DTMs torna-se importante e deve ser abordado. O projeto busca levar e discutir o conhecimento com os participantes e capacitá-los a abordagem dos pacientes.

Beneficiário
O projeto beneficiará os graduandos em odontologia na formação complementar ao conteúdo do curso de graduação. Beneficiará também a população local e regional com a orientação e tratamentos conservadores das DTMs.