PENSANDO EM CÓDIGOS: DESENVOLVENDO OS PRINCÍPIOS LÓGICOS DA COMPUTAÇÃO

Apresentação
Pensando em Códigos incorpora os elementos da inclusão e letramento digital com o desenvolvimento de raciocínio lógico a partir da aprendizagem, de modo lúdico, de linguagens de programação e dos princípios fundamentais das Ciências da Computação, aplicando esses no desenvolvimento de animações e pequenos jogos, seguindo uma tendência mundial do ensino de linguagem de programação para crianças, jovens e adultos, principalmente por meio de linguagens de programação por blocos coloridos (sistemas lúdicos e interativos). As atividades do projeto ocorrerão online, pelo ambiente virtual Moodle os sistemas online Scratch (MIT) e Appinventor (MIT). Percebemos nos últimos dois anos de projeto um grande interesse da comunidade em aprender a montar suas próprias animações e jogos, em especial pelos jovens e por professores interessados em desenvolver atividades como essa enas escolas, incluso com diversas demandas vindas dos próprios participantes.

Objetivos
1) Aprimorar as atividades das ações do projeto Pensando em Código para as ações de 2019. 2) Atuar na formação de professores para uso das tecnologias digitais no ensino; 3) Estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico por crianças, jovens e adultos; 4) Estimular a criatividade nos participantes do projeto a partir da criação de animações e pequenos jogos; 5) Contribuir para o desenvolvimento da literacia digital nos envolvidos do projeto; 5) Estimular o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas; 6) Estimular o desenvolvimento de habilidades sociais durante os trabalhos em grupo; 7) Aprimorar e aplicar os cursos do Scratch e App Inventor, desenvolvidos em 2018; 8) Desenvolver nova ação com foco exclusivo em professores; 9) Estimular o uso das tecnologias educacionais por meio do grupo no facebook do projeto; 10) Capacitar os estudantes do mestrado profissional em História Ibérica para construírem materiais didáticos para utilização real em escolas.

Justificativa
A principal justificativa deste projeto se refere às demandas que a própria comunidade demonstou durante o projeto em querer ter mais ações do pensando em Códigos, envolvendo a construção de animações e jogos no Scratch e no App Inventor, seja pelo interesse em desenvolver atividades em seus próprios ambientes de trabalho ou mesmo por outos interesses particulares. Construir animações é jogos é divertido e contribui no desenvolvimento de diversas habilidades ;) A informática, nas escolas públicas é pouco explorada e, nas privadas, é muitas vezes utilizada como ferramenta de escritório (word, planilhas etc) ou para buscas. São relativamente poucas iniciativas que coloca as tecnologias digitais em uma visão de desenvolvimento de autonomia, de raciocínio lógico ou explorando essas como mediadoras do ensino de conteúdos específicos. Dessa forma, percebe-se uma carência de atividades envolvendo os conhecimentos dos princípios das Ciências da Computação que, de alguma forma, acabam por fazer parte do dia-a-dia da maior parte das pessoas, a partir do momento que usam algo que se utiliza de alguma linguagem de programação para funcionar. Além disso, a aprendizagem dos princípios da programação, de forma lúdica, estimula o estudante à aprendizagem, à experimentação, ao desenvolvimento do raciocínio lógico. Destaca-se que esse processo pode explorar a criatividade do estudante e estimular sua capacidade de inovação, conforme observado em diversas pesquisas no mundo. Outro destaque se refere que ações onde o participante se torna autor de seus próprios materiais acabam por gerar grande motivação do participante à aprendizagem, o que, neste caso, referem-se aos sistemas de autoria que pretendemos utilizar (app Inventor e Scratch). Além disso, o projeto Pensando em Códigos teve uma crescente procura em 2017 e 2018, sendo que até o momento tivemos mais de 1000 envolvidos nas ações do projeto, o que ressalta a importância e o interesse pelo público, com destaque ao interesse dos professores do ensino básico.

Beneficiário
Espera-se com esse projeto a participação de estudantes do ensino fundamental II, médio, graduação, além de estudantes de pós-graduação e professores dos diversos níveis. Com base no Pensando em Códigos 2017 e 2018, destacamos os professores do fundamental II e Médio como beneficiários.