MÃES E CRIANÇAS NA UNIVERSIDADE

Apresentação
Este projeto objetiva trabalhar na construção um espaço de escuta e discussão da realidade de mães na Universidade, bem como, identificar os percalços à permanência e possíveis formas de superá-los. Os beneficiários diretos serão as estudantes mães da cidade de Varginha, tanto da educação superior como do ensino médio. A metodologia de trabalho principal será a roda de conversa, que é um instrumento que busca a partilha de experiências e a construção de reflexões e estratégia de superação. Esta ação extensionsita de justifica em seu aspecto social uma vez que as estudantes mães encontram-se em condições de desigualdade de oportunidades. Como também acadêmicas, tendo em vista que estas estudantes passam por reprovações por faltas, dificuldades de participarem de atividades realizadas em horários diferentes das aulas como extensão e pesquisa. O projeto pode ajudar na afiliação acadêmica, uma vez que ela se sinta pertencente a um grupo de pessoas que passa por situações semelhantes.

Objetivos
a) Realizar, periodicamente, rodas de conversas sobre a maternidade, os estudos e o mundo do trabalho, com mães estudantes da UNIFAL , de outras Instituições de Educação Superior da cidade de Varginha e também com estudantes do ensino médio b) Promover um ciclo de debate sobre a mulher, mãe, na ciência; c) Desenvolver, coletivamente, um espaço virtual para trocas de informações sobre maternidade, educação e mundo do trabalho; d) Construir uma rede de apoio para mulheres que vivem a maternidade ou que desejam viver esta experiência, principalmente para aquelas que estão inseridas no meio acadêmico.

Justificativa
Esta proposta de ação extensionista possui justificativas em diferentes âmbitos. Primeiramente, ressalta-se seu aspecto social porque, de modo geral, as estudantes mães encontram-se em condições de desigualdade de oportunidades devido as responsabilidades atribuídas a elas com relação à criação dos filhos. Nestas condições o tempo disponível para outras atividades fica menor e precisam lidar com o cansaço físico e mental que envolve os cuidados com uma criança, as atividades domésticas e também do mundo do trabalho. Esta sobrecarga de atividades as quais as mães se deparam ao longo das fases de vida dos filhos é reflexo de uma cultura que as considera as principais responsáveis pelas atividades de cuidado, educação, carinho e afeto com a criança. Observa-se assim, a divisão sexual do trabalho, o que interefere nos cargos e funções desempenhados pelas mulheres e em seus rendimentos, uma vez que tarefas e ocupações que remetem a cuidado e serviços são menos valorizados socialmente. Acredita-se que o projeto possa ser um espaço de reflexão sobre este contexto e por meio da troca de experiências e da leitura de textos sobre o tema, será possível ampliar a percepção das participantes de suas vidas e da sociedade em que estão inseridas. No aspecto acadêmico, sabe-se que ao se depararem com a maternidade, a mulher é levada a postergar a continuidade dos estudos ou a escolher formações escolares que ela considera serem mais acessíveis as suas condições financeiras e de dedicação ao estudo. Entre as estudantes com filhos, frequentemente, passam por reprovações por faltas, dificuldades de participarem de atividades realizadas em horários diferentes das aulas como extensão e pesquisa, além de se sentirem solitárias e descriminadas com relação aos eventos sociais. Neste sentido, pode-se contribuir com a afiliação acadêmica da estudante uma vez que ela se sinta pertencente a um grupo de pessoas que passa por situações semelhantes e encontre apoio para superar suas dificuldades pessoais e construa alternativas coletivamente para as dificuldades na intuição e no curso

Beneficiário
Os beneficiários diretos são as estudantes mães da cidade de Varginha, tanto da educação superior como do ensino médio. De modo secundário espera-se envolver no debate homens estudantes que possuem filhos, estudantes sem filhos, professores e técnicos educacionais e administrativos.