EDUCAMBIENTAL NO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

Apresentação
Entre as atribuições de um museu, podemos citar que além de guardar patrimônios históricos e científicos, está também a disseminação de conhecimentos e culturas relacionadas, com base em seu acervo. Desta forma, o projeto EducAmbiental, utiliza da exposição do Museu de História Natural, da Universidade Federal de Alfenas, desenvolvendo monitorias, em busca da promoção de uma relação entre as coleções e a divulgação da ciência. Cada visita ao espaço do projeto no museu é única, pois as abordagens, explicações e dinâmicas, são formuladas de acordo com o público visitante agendado previamente, podendo este ser de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Considera-se que o projeto cumpre também o papel de aproximar a universidade da comunidade, bem como divulgar e proporcionar o contato cultural da sociedade com o espaço do museu, promovendo uma relação entre os acervos e a divulgação e popularização das diversas áreas da ciência, incluídas em um Museu de História Natural.

Objetivos
Utilizando o acervo do MHN, explorando sua sequência didática como eixo norteador dos conceitos a serem trabalhados, além de informações e conhecimentos relacionados ao meio ambiente, serão abordadas outras áreas das Ciências da Natureza, como a evolução, objetivando que o visitante participante da ação, adquira conhecimento de forma natural sobre a origem e cadeia evolutiva da vida no planeta, pela visão científica. Diversos são os objetivos específicos, como: Influenciar na percepção ambiental dos professores e alunos participantes, oriundos do ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior, sobre as problemáticas socioambientais; Instruir a comunidade sobre as peculiaridades dos grupos animais e tipos de biomas da natureza; Informar sobre a taxidermia, processo de conservação de materiais biológicos para fins didáticos; Promover uma interação respeitosa dos visitantes com os animais e o ambiente e ajuda-los a identificarem os biomas de nossa região; Desconstruir e romper com paradigmas em relação ao comportamento de alguns animais; Auxiliar os acadêmicos do projeto na formação de ideias críticas em relação as problemáticas ambientais e à necessidade da educação ambiental no ambiente escolar e fora dele; Estimular o trabalho em equipe entre os envolvidos no projeto; Capacitar indivíduos multiplicadores, para propagarem os conceitos ecológicos nas escolas e comunidades; Auxiliar acadêmicos na aplicação didática da informação cientifica adquirida durante a graduação, repassando para o público participante do projeto.

Justificativa
Museus são ambientes propícios para o aprendizado informal da ciência, bem como de questões atuais e/ou sociais, mediante a combinação articulada e atraente de dispositivos vários, como a exploração dos acervos, textos, imagens, demonstrações, mecanismos interativos e multimídia (DELICADO et. al, 2010). Para Falcão (2009), a visita ao museu é uma oportunidade para lidar com os objetos reais da ciência e das questões da sociedade, não utilizando um sistema de avaliação que possa levar o visitante a ter medo de falhar, sendo assim, um espaço livre e que fomenta a aprendizagem através do interesse prévio do visitante. Desta forma, temáticas como Educação Ambiental (EA) também podem e devem utilizar deste espaço informal, para disseminação de conhecimento e conscientização, aproveitando que as ações educativas para as questões ambientais vêm sendo muito discutidas, na busca por revisar a relação do homem com a natureza, essencial para o desenvolvimento da sociedade (DIAS, 2012). Partindo dessa premissa, um processo de educação ambiental contínuo, em espaços educativos formais e não formais, pode e deve ser desenvolvido, incluindo a comunidade na preservação do ambiente e desenvolvendo atitudes, onde o ser humano conviva em equilíbrio com a natureza (CARVALHO, 2005). Reforçando a relevância de trabalhos na área de educação ambiental, principalmente junto ao público escolar de crianças e adolescentes, este projeto propõe desenvolver atividades lúdicas relacionadas a esta temática, explorando o ambiente da exposição permanente do Museu de História Natural da Universidade Federal de Alfenas, onde será promovido um trabalho de socialização e conscientização entre pessoas, sendo crianças, adolescentes e adultos de escolas (estudantes e professores), além dos monitores que participarão das ações. Nesse sentido, o projeto tem ainda o intuito de colaborar com a formação da conscientização ambiental, motivando reflexões de temas pertinentes, com base em parte do acervo, como o respeito pelos animais e pelo ambiente. Desta forma, pretendemos, por exemplo, explorar a coleção biológica de animais taxidermizados do MHN, entre outros recursos, no intuito de propor reflexões sobre a possibilidade da mesma se tornar, em um futuro breve, um pequeno acervo de animais extintos, graças à falta de consciência humana, frente à nossa responsabilidade de preservação ambiental. Há ainda uma forte articulação do projeto com o ensino de Graduação, permitindo um constante contato da equipe participante das ações, com os níveis de ensino fundamental, médio e técnico, o que pode servir de balizador pedagógico geral para os acadêmicos, proporcionando uma atuação direta junto aos alunos e professores desses níveis de ensino e dessa forma, o conhecimento da realidade escolar, também contribuindo positivamente como experiência, integrando ainda mais os pilares da extensão e do ensino, principalmente na modalidade dos cursos de Licenciatura desta Instituição.

Beneficiário
Estima-se que sejam beneficiados diretamente com ações do projeto, o público escolar diverso, da cidade de Alfenas e região, dos níveis de educação infantil, ensino fundamental, médio, técnico e superior, que serão convidados a participarem da visitação agendada ao espaço de exposições do MHN.