O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E ANÁLISE DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Apresentação
Nossa sociedade vive no momento o período do meio técnico científico informacional, que se caracteriza pela rápida circulação de informações, o que possibilita que as crianças e adolescentes tenham acesso a muitas informações, fato que pode contribuir muito no processo ensino-aprendizagem, mas que também pode prejudicar este processo, pois o excesso de informação pode confundir e desestimular os alunos. Sabemos que nenhuma informação é neutra e que a escola não é espaço de doutrinação, mas sim de construção de conhecimento pautado em um raciocínio crítico, com base neste contexto propomos realizar em parceria com a Escola Estadual Samuel Engel um projeto de extensão com os alunos dos oitavos anos, esse projeto terá como princípio a análise de informações vinculadas nas diferentes mídias sociais, relacionada ao conteúdo de geografia, a equipe do projeto vai mediar uma análise e discussão da informação, levando os alunos desenvolverem um senso crítico e o poder de argumentação sobre as informações que são vinculadas, podendo assim, formarem uma opinião sobre a temática trabalhada. As atividades serão planejadas com a professora regente da turma e o período de aplicação será determinado pela mesma.

Objetivos
Objetivos a serem alcançados com os alunos da Educação Básica; 1. levar o aluno a reconhecer que a ciência geográfica está presente no seu dia-a-dia; 2. Possibilitar o aluno a desenvolver uma análise crítica do meio técnico-científico-informacianal enfatizando a circulação das das informações e poder das mesmas; 3. Levar os alunos a identificar e comparar diferentes fontes de informações; Objetivos a serem alcançados pela professora coordenadora do projeto e os alunos membros do projeto; 1. Realizar Planejamentos de ensino de geografia que se articulem com a temática trabalhada em sala de aula e com os acontecimentos atuais; 2. Mapear as principais fontes de informações dos alunos e entender como isso interfere ou não na formação do aluno; 3. Aproximar a Geografia Escolar da Geografia da Universidade buscando avanços na pesquisa sobre ensino de geografia; 4. Aproximar os alunos da educação básica ao ambiente universitário, contribuindo desde o ensino fundamental para que entendam que esse é um espaço que pode e deve ser ocupado por eles. 4. Incentivar a pesquisa, a argumentação, o debate de ideias e o respeito as posições diferentes. 4. Desenvolver a interpretação de textos e imagens e incentivar a leitura e a escrita; 5.

Justificativa
Os avanços da tecnologia de informações facilitaram o acesso as mesmas, seja por meio de Facebook, Whatsapp, Twiter, Instagram e outros as crianças e os jovens passam a ter mais acesso as informações e na maioria das vezes o excesso de informações e a velocidade da mesma não possibilitam que o aluno reflita ou análise a informação que recebeu, podendo desta forma gerar um processo de desinformação, diante desta realidade este projeto pretende levar os alunos a entenderem o poder da informação, a manipulação dos dados, a divulgação das informações, e como isso afeta diretamente suas vidas, muitas vezes a escola preocupada em atender o currículo oficial não consegue se organizar para trabalhar essa dimensão da educação que busca produzir conhecimento por meio do senso crítico e estimulando a busca por mais conhecimento, para fortalecer o poder de argumentação em um debate ou conflitos e de ideias pautadas no respeito ao próximo.

Beneficiário
-Alunos dos oitavos anos da Escola Estadual Samuel Engel que terão acesso a metodologias de ensino ativas; - Profas Coordenadoras e graduandos da equipe do Projeto por pesquisar sobre avanços no processo ensino aprendizagem da geografia; -Profa. Regente das turmas por meio do envolvimento no projeto