OFICINA DE CAPOEIRA GINGA LEGAL

Apresentação
O Projeto Capoeira Ginga Legal objetiva, incentivar, divulgar e resgatar a nossa cultura e arte, através da capoeira, com colaboração do Contra Mestre Reinaldo Primavera, do grupo cordão de Ouro, além de outros professores e instrutores também desse grupo. Espera-se que haja uma maior interação sócio-cultural entre o meio acadêmico, comunidade Alfenense e a própria manifestação do jogo de Capoeira. O método a ser aplicado é o da autêntica Capoeira Regional criada pelo lendário Mestre Bimba, enriquecido com novos golpes.

Objetivos
• Estimular trabalho em equipe; • Aprimorar o condicionamento físico; • Despertar interesse na cultura afro-brasileira; • Criar espírito solidário e cidadão em relação à cultura popular brasileira; • Conscientizar sobre as diversas manifestações culturais afro-brasileiras; • Incentivar a prática esportiva tanto para a comunidade quanto para os estudantes; • Teorizar a história da capoeira durante os encontros dos praticantes.

Justificativa
A capoeira é considerada uma prática completa, pois mistura a atividade física em si com a improvisação, noções de espaço, tempo, música, além da compreensão da filosofia de jogo. Os movimentos da capoeira mexem com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas, entre elas a resistência, flexibilidade, agilidade, velocidade, equilíbrio, coordenação e ritmo. A prática constante (pelo menos 3 vezes na semana) desenvolve o sistema cardiorespiratório, além de trabalhar os músculos abdominais, que são muito solicitados durante os movimentos de capoeira. O esporte está intrinsecamente ligado à Educação. A prática da capoeira como esporte é comprovadamente um instrumento eficaz para tornar o jovem em um cidadão. É por meio de atividades esportivas que possibilita a revelação de talentos que se destacam nas diversas modalidades, elevando positivamente o nome do País e produzindo atletas vencedores. Neste contexto, projetam-se cidadãos bem-sucedidos, afastando-os das drogas e da marginalidade, sobretudo nas comunidades mais carentes. O Projeto Capoeira Ginga Legal vem servir de instrumento para a promoção da cultura afrobrasileira, através da capoeira e do maculelê, que são manifestações artísticas que envolvem música, dança, luta e brincadeira, e tem o intuito de socialização de seus praticantes. O projeto pretende também ampliar o número de crianças e adolescentes de baixa renda atendidos na cidade, através da divulgação das oficinas diárias de capoeira. Um investimento financeiro faz se necessário uma vez que os recursos financeiros são insuficientes para a aquisição de uniformes adequados para a prática da capoeira, saias para dança de maculelê, além de aquisição e reforma de instrumentos musicais, e pagamento adequado dos instrutores.

Beneficiário
O público alvo são os alunos e servidores da Unifal e a comunidade Alfenense, principalmente adolescentes e crianças de baixa renda.