CONHECENDO E ORGANIZANDO O ACERVO DO CEDOC

Apresentação
Por meio do projeto Conhecendo e organizando o acervo do CEDOC, pretende-se dar continuidade aos trabalhos de organização do acervo documental (manuscrito e impresso) sob a guarda do Centro de Documentação da UNIFAL-MG, órgão vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG (ICHL). O acervo em questão é composto por documentação dos séculos XIX e XX, que foram cedidos à UNIFAL-MG pela Prefeitura Municipal de Alfenas. Parte da documentação já está organizada e parte ainda carece de passar por limpeza, organização e acondicionamentos adequados.

Objetivos
Envolver e capacitar discentes de graduação nas tarefas de limpeza, organização e divulgação dos documentos sob a responsabilidade do CEDOC

Justificativa
Visto a necessidade urgente de criar condições ao menos razoáveis para que o acervo do CEDOC funcione adequadamente, este projeto justifica-se por ser uma iniciativa voltada ao trabalho de preservação de importante patrimônio histórico e cultural para a UNIFAL-MG, para o município de Alfenas e municípios vizinhos, assim como para a sociedade, que se beneficiará com o acesso a um conjunto de documentos de fundamental importância para a preservação e construção de sua própria História. O projeto também tem relevância visto poder contribuir para a construção do conhecimento histórico, principalmente numa região carente de trabalhos historiográficos destinados à análise de suas especificidades históricas. Vale mencionar ainda, a importância que o projeto terá para a formação prática dos discentes dos cursos de História, Pedagogia, Letras, Ciências Sociais, Geografia, entre outros que poderão atuar nas tarefas de básicas que envolvem a preservação do patrimônio cultural representando por este acervo documental. Finalmente, mas não menos importante, deve-se considerar a possibilidade de interlocução com as escolas públicas e particulares da região que, sendo possível, serão convidadas a participarem de ações culturais promovidas com base na documentação trabalhada pelos discentes e docentes da UNIFAÇ-MG.

Beneficiário
Discentes e docentes da UNIFAL-MG. Comunidade externa.