CINECLUBE UNIFAL-MG

Apresentação
Considerando o cinema como linguagem artística e audiovisual, o seguinte projeto intitulado “Cineclube Unifal", é concebido como um espaço sociocultural imagético que pretende configurar sua ação extensiva por meio da promoção ou a exibição de produções/obras cinematográficas de qualidade de âmbito nacional e internacional; isto é, filmes nacionais e estrangeiros de valor artístico-cultural e seus diversos gêneros cinematográficos que serão exibidos com periodicidade com realização de debates na comunidade interna e externa da UNIFAL-MG e região do sul mineira, atendendo à demanda cinematográfica múltipla interna e externa, tendo como foco de interesse a formação integral do homem e sua inclusão em processos socioeducativos de letramento audiovisual e de acesso aos bens artísticos e culturais dos quais o cinema é considerado a sétima arte. Destacamos que o desenvolvimento desta ação vem ao encontro das Metas 22, 23 e 24 do Plano Nacional de Cultura (2011) do Ministério de Cultura.

Objetivos
- Exibir produções cinematográficas (filmes) diversas e seus gêneros cinematográficos de modo que possam contribuir para o desenvolvimento do senso crítico dos participantes e/ou convidados. - Propiciar condições de pesquisa e iniciação científica aos acadêmicos colaboradores e/ou bolsistas por meio dos Grupos de Pesquisa ao qual o Cineclube está vinculado. - Desenvolver ações diversas de produção e elaboração fílmica, assim como de roteiros cinematográficos.

Justificativa
Os indicadores sobre o acesso aos bens culturais – onde podemos incluir o cinema e a exibição dos seus diferentes gêneros cinematográficos – demonstram que há um número expressivo e considerável de cidadãos marginalizados que não têm possibilidades de assistir e conhecer as exibições cinematográficas (filmes) de qualidade, situação agravada pelas dificuldades, em geral, do acesso ou banalização das produções veiculadas pela mídia, TV e, ainda, por uma precária ou falta de discussão e debate em torno dos filmes, após a exibição dos mesmos. Além do mais, nas poucas oportunidades quando isso acontece realmente, fica restritivo aos grandes centros urbanos e muito distantes da realidade local alfenense e suas imediações. O cineclube como projeto foi concebido como um bem sociocultural e um espaço imagético audiovisual que na sua ação extensiva tem promovido a exibição de produções cinematográficas de âmbito nacional e internacional; isto é, filmes nacionais e estrangeiros de valor artístico-cultural e seus diversos gêneros cinematográficos, os quais, seguindo uma programação mensal pretendem ser exibidos com periodicidade na comunidade interna e externa da UNIFAL-MG e região sul mineira, assim como de escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Beneficiário
Discentes do Curso de Letras e de outras licenciaturas; professores do ensino infantil, fundamental, médio e superior; funcionários da universidade; alunos diversos das escolas da cidade de Alfenas e região sul mineira; cinéfilos; comunidade alfenense em geral.