SAÚDE DO ATLETA

Apresentação
O programa Saúde do Atleta, tem como intuito promover conhecimento em uma área extremamente relevante na área saúde que geralmente é pouco abordada em cursos da UNIFAL como Medicina, Nutrição e Fisioterapia. Por meio de cursos e eventos de extensão, a Liga Acadêmica em Saúde do Atleta visa enriquecer o aprendizado na área de saúde desportiva, tanto para comunidade interna, quanto externa.

Introdução
Devido ao aumento dos praticantes de atividades físicas houve também um aumento das lesões traumato ortopédicas que, relacionam-se a vários fatores como a prática inadequada, biomecânica viciosa, falta de um acompanhamento por profissional capacitado, fazendo com que o atleta recreacional, amador ou profissional fique afastado de suas atividades por tempo indeterminado e quando retorna, o faz sem uma recuperação adequada, ocasionando lesões recidivantes. Um atleta necessita de um acompanhamento adequado por profissionais da saúde que atuem com plenos conhecimentos em diversas áreas do esporte como medicina, fisioterapia, psicologia, professor de educação física, nutrição, antropologia e a família. Sendo assim, esta Liga assume um caráter multidisciplinar de ensino pesquisa e extensão, visando o melhor rendimento do atleta e agregando conhecimento teórico prático a todos os envolvidos com o projeto.

Objetivo Geral
Propiciar o conhecimento aprofundado do treinamento, da preparação e das lesões traumato-ortopédicas que acometem o atleta, assim como seus mecanismos biomecânicos.

Objetivos Específicos
Vivenciar a integração de uma equipe multidisciplinar na avaliação e no atendimento ao atleta; Analisar do ponto de vista de cada profissional, o treinamento e preparação adequada para cada atleta e cada modalidade esportiva; Elaborar um tratamento individualizado abrangendo todas as áreas envolvidas; Incentivar a prática de atividades esportivas na comunidade interna e externa à Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).

Justificativa
O esporte e o lazer estão associados ao bem estar social e qualidade de vida das pessoas, levando a uma mudança no conceito esporte, no que se refere ao esporte participativo e às atividades físicas e educativas. No entanto, a incessante busca por melhores desempenhos e melhores resultados, trouxe o aumento no número de lesões traumáticas e causadas por uso excessivo em inúmeras modalidades esportivas. Aliado a isso, algumas áreas da saúde relacionadas ao esporte passaram a ter maior evidência, tais como: nutrição, a medicina e a fisioterapia. Com o aumento da competitividade, do profissionalismo no esporte e do crescente apoio da iniciativa privada, o profissional especialista na área desportiva vem ganhando espaço na equipe multidisciplinar, atuante de forma integrada em prol de um maior rendimento do atleta. No atual contexto de atenção a saúde, a formação dos profissionais da área, seguindo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação e Cultura (MEC), sinaliza uma formação preocupada não apenas as práticas curativas e reabilitadoras, mas maior incentivo às práticas de promoção de saúde. Por outro lado, as exigências de produtividade e desempenho impostas à população em geral trazem desafios crescentes e consequências à saúde, especialmente para os indivíduos atletas. Desta forma, os profissionais da saúde têm importante papel nas práticas preventivas, em suas diversas atuações, uma vez que oferece subsídios para diminuição do impacto negativo da disfunção sobre o organismo humano em toda sua extensão. Neste sentido, a renovação do Programa Saúde do Atleta assume grande importância já que consiste em uma ação extensionista aplicada à área do desporto, porém com aplicações relevantes para o campo da saúde, em especial à prevenção de agravos à saúde do atleta. Serão realizadas reuniões mensais para discussão de temas e apresentações de artigos relacionados ao desporto, também está previsto a realização de simpósios, minicursos, oficinas e organização de eventos externos à Unifal, assim como o atendimento aos atletas visando a parte de atividade integrativa teórico prática.

Beneficiário
Acadêmicos da Unifal, outras universidades e profissionais graduados que atuem na área esportiva.