GRUPO TRANSFORMAÇÃO

Apresentação
O projeto será desenvolvido com adolescentes inseridos na escola estadual Napoleão Salles, uma vez que durante a inserção do docente com o desenvolvimento de uma pesquisa de pós-doutorado, constatou vulnerabilidades vivenciadas pelos adolescentes que repercutem em grande sofrimento. Portanto, o projeto visa implementar estratégias interventivas com os adolescentes através da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e do Grupo Operativo segundo Pichon-Rivière com temáticas relacionadas a adolescência e automutilação: o alívio da angustia; adolescência e a violência entre os pares: um ciclo vicioso; Diversidade sexual e o preconceito; relações no ambiente escolar: desrespeito entre alunos e professores; A bebida alcoólica como fonte de prazer; A autoestima e o processo do adolescer saudável, entre outras, que contribui para o desenvolvimento saudável e o empoderamento dos adolescentes.

Objetivos
Apreender na percepção dos adolescentes na roda de Terapia Comunitária Integrativa os principais problemas e estratégias de enfrentamento; Analisar as estratégias de desenvolvimento de habilidades psicossociais apreendidas nos grupos operativos com os adolescentes na prevenção da automutilação, violência entre os pares, as questões de gênero e a sexualidade do adolescente, a relação professor-aluno e seus familiares entre outras; Analisar os benefícios do grupo operativo e da TCI em relação a qualidade de vida, saúde mental e os comportamentos de risco dos adolescentes.

Justificativa
A adolescência se caracteriza pela busca de novas experiências e vivências, e que se associam muitas vezes as vulnerabilidades. E para que não ocorram prejuízos à saúde nesta etapa da vida é extremamente importante que os profissionais de saúde e educação estejam preparados para intervir (LIMA et al., 2015). Destaca-se, neste âmbito a importância de desenvolver ações com o propósito de acolher, escutar, cuidar e promover ambientes saudáveis que visa melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento psicoemocional e que leve em conta as singularidades de cada um (BRASIL, 2014). A relevância social e cientifica está em oferecer subsídios para a ampliar a assistência ao adolescente para as questões que transcendem o modelo biomédico, e assim articular a interdisciplinaridade na proposição de estratégias de práticas emancipatórias na promoção a saúde do adolescente.

Beneficiário
Adolescentes da escola Estadual Napoleão Salles em Alfenas