CHECK NUTRI: NUTRIÇÃO CONSCIENTE.

Apresentação
O projeto de extensão Check Nutri se baseia numa ação de educação em saúde, utilizando mídias sociais para veiculação de informações na área de alimentação e nutrição, e interação com diferentes públicos, tendo como princípios para a ação: a participação ativa e informada dos sujeitos, a promoção da saúde, a busca da autonomia e do autocuidado. Inicialmente será criado um perfil na rede Instagram para divulgação de informações sobre alimentação e nutrição, onde a interação com os participantes seja possível, não se limitando apenas à postagem de conteúdos atualizados, mas também estimulando e promovendo a reflexão sobre esses temas, de modo a caracterizar uma atividade de educação em saúde. Outros ambientes virtuais poderão ser utilizados em função do interesse dos participantes. A iniciativa é voltada para o público externo e interno da UNIFAL; também será desenvolvida uma ação de educação em saúde, com uso de tecnologias da informação, com adolescentes em uma escola do município.

Objetivos
- Montagem e manutenção de uma plataforma para discussão e divulgação de conteúdos em alimentação e nutrição; - Atualização periódica dos conteúdos disponibilizados em função do interesse do público participante, com participação de especialistas nas diferentes áreas, preferencialmente docentes da UNIFAL-MG; - Interação com os usuários e seguidores da plataforma como forma de desenvolver uma reflexão crítica sobre conteúdos disponíveis em mídias sociais sobre alimentação e nutrição, objetivando desenvolver uma ação educativa com os participantes; - Avaliação periódica dos recursos utilizados e conteúdos disponibilizados, com participação dos usuários da plataforma, objetivando uma construção conjunta do conhecimento; - Utilização de tecnologias da informação para desenvolver atividades de educação em saúde e educação alimentar e nutricional com adolescentes de uma escola de ensino médio.

Justificativa
As tecnologias da informação (TI) que permitem, entre outras coisas, o compartilhamento de um grande volume de informações em curto espaço de tempo, pode como vantagem o acesso facilitado ao conhecimento, contribuindo para a disseminação de informações de diversas naturezas. Porém, ao mesmo tempo em que as mídias sociais facilitam o acesso e a transmissão de informações, os espaços compartilhados no ambiente virtual nem sempre recebem uma avaliação quanto à procedência e à validade do material disponível, facilitando também a divulgação de informações que podem promover alterações no modo de vida dos indivíduos em geral que nem sempre representam uma melhoria na qualidade de vida e de saúde. No campo da alimentação e nutrição, diversos sites, blogs e demais mídias têm sido utilizados por pessoas, profissionais de saúde ou não, para disseminar informações nem sempre condizentes com o conhecimento ora existente nessa área, não se constituindo em uma fonte confiável de informações, e podendo levar a mudanças alimentares baseadas em práticas alimentares errôneas e equivocadas, o que direta e indiretamente pode comprometer a saúde dos seguidores dessas mídias. Considerando o papel social das instituições de ensino superior do país, especialmente na esfera pública, acreditamos que a universidade pode contribuir para a discussão sobre o uso desses espaços tanto para a produção de conhecimentos quanto para o desenvolvimento de práticas de cuidado em saúde, com foco em uma temática específica, por meio de uma ação educativa que considere os múltiplos saberes e a autonomia dos sujeitos, promovendo uma interação dialógica entre o meio acadêmico e o público usuário das mídias sociais. Com essa intenção, o projeto prevê o desenvolvimento de uma ação educativa focada na área de alimentação e nutrição, buscando a utilização das TI e do espaço virtual para a divulgação de informações e construção de conhecimentos que promovam práticas alimentares saudáveis, visando a promoção da saúde dos indivíduos em geral. Para isto, será utilizado um referencial teórico e metodológico que ampare essa ação educativa, que envolverá acadêmicos do curso, docentes de cursos de saúde (especialmente da Faculdade de Nutrição), profissionais de saúde e público externo.

Beneficiário
Indivíduos interessados no tema de alimentação e nutrição e que utilizam as mídias sociais para esse fim, independentemente da idade ou sexo. Uma turma de adolescentes do ensino médio de uma escola do município de Alfenas, a ser identificada.