SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO FERRAMENTA PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS;

Apresentação
O projeto tem como tema principal em Sistemas Agroflorestais que visa fazer a manutenção da área delimitada para atuação na Unidade Educacional Santa Clara da Universidade Federal de Alfenas e promover atividades de educação ambiental com a realização de encontros e mutirões envolvendo a comunidade de Alfenas e região. Desta forma, será possível fortalecer práticas e técnicas de agroecologia e propiciar um ambiente de extensão universitária.

Objetivos
1. Caracterizar a biodiversidade e o serviço ecossistêmico de polinização em sistemas agroflorestais por meio de inventário de flora e fauna associados aos cultivos; 2. Implementar e manejar o sistema agroflorestal (SAF) na Unidade Educacional Santa Clara na UNIFAL-MG a partir do plantio de espécies nativas e de interesse agrícola, incluindo o plantio de espécies arbóreas e cultividas em forma de consórcio, instalação de sistema de irrigação, recuperação da área degradada e fertilidade do solo e cobertura vegetal; 3. Avaliar e monitorar a contribuição de SAFs para a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos relacionados à produção de alimentos, com foco nas interações planta-polinizador; 4. Monitorar a produção de alimentos em SAFs por meio da avaliação contínua da quantidade de alimentos produzidos e aumento da produção em função das ações implementadas. 5. Desenvolver atividades de Educação Ambiental com produtores rurais e estudantes da rede pública de ensino para fomentar práticas agroecológicas na produção de alimentos como mutirões para implantação e manejo de SAFs, troca de saberes entre academia e comunidades tradicionais, minicursos, palestras e encontros sobre agroecologia.

Justificativa
É premente a necessidade de realizarmos estudos sobre alternativas de produção sustentáveis devido a pressão dos sistemas produtivos convencionais sobre os recursos naturais e sobre a biodiversidade. Desta forma, é imprescindível aplicar técnicas alternativas que tragam benefícios econômicos, ambientais e sociais para a produção de alimentos. Tais técnicas devem ser testadas, confirmadas e disseminadas. O presente projeto busca ampliar a conscientização ambiental na produção agrícola, fortalecer a soberania alimentar e o senso de coletividade, através da interação entre saberes populares e científicos e da interdisciplinaridade.

Beneficiário
Estudantes de nível médio e superior (graduação e pós-graduação), técnicos, agricultores familiares, agricultores orgânicos, professores da rede pública de ensino.