LIGA DA DOR

Apresentação
Em diversas universidades brasileiras e estrangeiras, as Ligas têm se mostrado um instrumento útil na formação acadêmica através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A formação de uma Liga baseada em um tema cercado de relevância social, como a Dor, possibilita inúmeras abordagens e oferece um horizonte amplo de trabalho, além de vantagens para a comunidade onde está inserida. Assim, a partir de experiências de outras instituições de ensino no país e na iniciativa de acadêmicos e professores desta instituição, está em funcionamento, desde janeiro de 2015, a Liga de Dor da Universidade Federal de Alfenas. Registrada na Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), a liga tem por objetivo desenvolver e estimular o estudo, a pesquisa e a atividade do profissional da saúde em relação à dor.

Objetivos
I- Colaborar a para a concretização de uma educação em saúde e dor, criando uma estrutura funcional, protocolos clínicos de avaliação e de tratamento. II- Sugerir discussões sobre noções básicas de dor no sentido da inclusão de alunos da área da Saúde (medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia, nutrição e farmácia), . III- Qualificar e habilitar profissionais de saúde, na área de dor.

Justificativa
Dentre vários compromissos da Liga da Dor, está o de disseminar os conhecimentos, criar e desenvolver métodos de avaliação e tratamento mais adequados para cada patologia, incentivar as pesquisas e a assistência aos portadores de dor. Qualquer intervenção que promova melhora na condição patológica do paciente será monitorada e utilizada, com os devidos preceitos éticos, em trabalhos apresentados em simpósios e congressos relacionados à área. Deve se apontar que esse projeto atende uma demanda não contemplada nos cursos da Saúde da UNIFAL-MG do ponto de vista de teoria e prática e é vinculada também a uma disciplina optativa do curso de fisioterapia, Dor em Graduação para Fisioterapia.

Beneficiário
Acadêmicos da UNIFAL-MG, funcionários terceirizados e servidores da UNIFAL-MG encaminhados via CIAS-UNIFAL. Comunidade externa da UNIFAL-MG através do encaminhamento pelo ambulatório de neurologia da Santa Casa de Alfenas e Unidades de Saúde.