GESTÃO FINANCEIRA EM FOCO: APLICAÇÃO AO COTIDIANO ORGANIZACIONAL E PESSOAL

Apresentação
O Programa se situa em um contexto de preocupação com a gestão financeira que se estende a dois pilares: organizacional e individual. Nesse sentido, visamos promover ações que possibilitem o intercâmbio de conhecimentos sobre a gestão financeira de forma a proporcionar o adequado planejamento e controle dos recursos financeiros. Para a ênfase com os pequenos negócios, a ideia será proporcionar o contato com os gestores em diversos segmentos, conhecendo suas dificuldades e limitações, no sentido de, a partir de treinamentos e de apoio direto à gestão financeira, contribuir com suas atividades. A atuação com os indivíduos focará atenção em promover a conscientizar dos alunos do ensino médio sobre a importância da gestão financeira pessoal, de forma que levem os conhecimentos adquiridos para o ambiente familiar. E, para complementar as ações, haverá um curso visando desenvolver habilidades de planilhas eletrônicas para organização e geração de informações para a gestão financeira.

Objetivos
Especificamente, pretende-se: (i) Proporcionar o contato com os gestores de pequenos negócios em diversos segmentos, conhecendo suas dificuldades e limitações, no sentido de, a partir de treinamentos e de apoio direto à gestão financeira, contribuir com suas atividades. (ii) Promover a conscientizar dos alunos do ensino médio sobre a importância da gestão financeira pessoal, de forma que levem os conhecimentos adquiridos para o ambiente familiar. (iii) Desenvolver habilidades para utilização de planilhas eletrônicas para organização e geração de informações para a gestão financeira seja pessoal ou de organizações.

Justificativa
O Programa se justifica pela importância de se compartilhar o conhecimento produzido na Universidade com os diversos setores componentes da sociedade que, neste caso, serão as pequenas empresas e os indivíduos e suas famílias. A UNIFAL-MG, Campus Varginha, oferece cursos de graduação que possuem em seu bojo unidades curriculares que dialogam diretamente com a gestão financeira. Alguns exemplos são: “Matemática Financeira”, “Finanças Corporativas”, “Mercado Financeiro”, “Introdução à Economia”, “Introdução à Contabilidade”, “Análise das Demonstrações Financeiras” e “Gestão de Custos”. Todo esse know-how pode ser compartilhado de forma mais próxima com a sociedade e, principalmente, quando observamos resultados de pesquisas que mostram que “o percentual de famílias que relataram ter dívidas alcançou 61,3%" e que “O cartão de crédito foi apontado como um dos principais tipos de dívida por 77,4% das famílias endividadas” (PEIC, 2018). E, também, que ao abrirem suas empresas, “39% dos empreendedores não sabiam qual era o capital de giro necessário para abertura, 31% não sabiam o investimento necessário para o negócio e 33% não tinham informações sobre fornecedores” o que provoca o fechamento de “27% dos pequenos negócios antes completar um ano devido a problemas financeiros (SEBRAE/SP, 2010). Além disso, as ações previstas no Programa irão proporcionar aos estudantes um contato mais próximo com a prática de gestão de negócios e com a realidade social das famílias locais.

Beneficiário
O beneficiário do Programa se subdivide em dois grupos: os pequenos negócios e os indivíduos, ambos residentes em Varginha-MG. Em especial sobre o público individual, pretende-se trabalhar com os estudantes de ensino médio, devido ao seu potencial multiplicador de informações aos familiares.