LIGA MULTIDISCIPLINAR DESPORTIVA

Apresentação
A Liga Interdisciplinar Desportiva visa propiciar ao participante maior conhecimento acerca das questões físico psíquico sociais envolvidas no contexto saúde-doença do atleta, aprimorando-as com estudos dirigidos, apresentações, entre outras atividades.

Objetivos
Vivenciar a integração de uma equipe multidisciplinar analisando o ponto de vista de cada profissional elaborando, assim um tratamento individualizado.

Justificativa
O esporte e o lazer associamse ao bem estar social e qualidade de vida, levando a uma metamorfose no conceito esporte, no que se refere ao esporte participativo e às atividades físicas e educativas. No entanto, a incessante busca por desempenhos e resultados cada vez melhores trouxe o aumento no número de lesões traumáticas e causadas por uso excessivo em inúmeras modalidades esportivas, principalmente no futebol. Aliado a isso, algumas áreas da saúde relacionadas ao esporte passaram a ter maior evidência, dentre elas a Fisioterapia, Medicina, Nutriçaõ Educação Fisica e Psicologia. Com o aumento da competitividade, do profissionalismo no esporte e do crescente apoio da iniciativa privada, o profissional especialista no esporte vem ganhando espaço na equipe multidisciplinar, atuante de forma integrada em prol de um maior rendimento do atleta. No atual contexto de atenção a saúde, a formação dos profissionais da área, seguindo as diretrizes curriculares do Ministério da Educação e Cultura (MEC), sinaliza uma formação preocupada não apenas as práticas curativas e reabilitadoras, mas maior incentivo às práticas de promoção de saúde. Por outro lado, as exigências de produtividade e desempenho impostas à população em geral trazem desafios crescentes e conseqüências à saúde, especialmente para os indivíduos atletas. Desta forma os profissionais da saúde, têm importante papel nas práticas preventivas em suas diversas atuações, uma vez que oferece subsídios para diminuição do impacto negativo da disfunção sobre o organismo humano em toda sua extensão. Dentro desta linha de pensamento, o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Fisioterapia da UNIFALMG “busca a inserção do aluno na realidade social e nos espaços de atuação profissional, fortalecendo parcerias entre a instituição de ensino e as instituições dos serviços da Rede Básica e Hospitalar, nos campos de ensino prático e dos Estágios Obrigatórios, bem como a formação integral e adequada do estudante através de uma articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão/assistência”. Neste sentido, o Projeto Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia Esportiva consiste em uma ação extensionista aplicada à área do desporto, porém com aplicações relevantes para o campo da saúde, em especial à prevenção de agravos à saúde do atleta. Serão realizadas reuniões semanais para discussão de temas e apresentações de artigos relacionados ao desporto, também está previsto a realização de simpósios, minicursos, oficinas e organização de eventos externos à Unifal, assim como o atendimento aos atletas visando a parte de atividade integrativa teórico prática.

Beneficiário
Acadêmicos da Unifal, outras universidades e profissionais graduados que atuem na área esportiva.