RENDIMENTO, GASTOS E CONSUMO CONSCIENTE: A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO INDUTORA PARA A GESTÃO DAS FINANÇAS PESSOAIS

Apresentação
Este projeto de extensão visa levar conceitos básicos de finanças pessoais às famílias do município de Varginha-MG. O público-alvo serão os estudantes do ensino médio, de escolas públicas ou particulares, com idade entre 14 a 18 anos. A ideia de focar neste público advém do potencial multiplicador que possuem ao difundirem no ambiente familiar o conhecimento adquirido durante o processo de aprendizagem. Para a execução das atividades serão utilizadas planilhas como instrumento de organização e análise das finanças pessoais, bem como, informações relacionadas ao uso de cartão de crédito, cheques, manipulação de contas bancárias, possibilidades de investimento, taxas de juros e consumo consciente. Essa proposta se alinha à preocupação do Banco Central do Brasil (BACEN) que, por meio de uma cooperação técnica com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), lançou, em 2017, uma campanha educativa para o uso consciente do cartão de crédito.

Objetivos
Especificamente, pretende-se: (i) apresentar conceitos básicos de educação financeira; (ii) refletir sobre a importância do controle orçamentário pessoal e familiar; (ii) apresentar conhecimentos sobre uso de cartão de crédito, cheques, manipulação de contas bancárias, possibilidades de investimento, taxas de juros e consumo consciente; e (iv) divulgar a UNIFAL­MG junto aos alunos do ensino médio que serão beneficiados com esse projeto.

Justificativa
Destaca-se os resultados da “Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor” (Peic), levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em todas as capitais dos Estados e no Distrito Federal, com cerca de 18 mil consumidores. Para as informações relativas a janeiro de 2018, “o percentual de famílias que relataram ter dívidas entre cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro alcançou 61,3%”. Além disso, destas famílias endividadas, “o tempo médio de atraso foi de 65,0 dias” e “a parcela média da renda comprometida com as dívidas é de 29,9%”. Interessante destacar que “22,2% das famílias afirmaram ter mais da metade de sua renda mensal comprometida com pagamento de dívidas”. “O cartão de crédito foi apontado como um dos principais tipos de dívida por 77,4% das famílias endividadas, seguido por carnês, para 16,9%, e, em terceiro, por financiamento de carro, para 11,0%”. Esses números reforçam e justificam a importância de se levar os conceitos básicos de finanças pessoais aos estudantes de ensino médio e suas famílias. Esta ação tem o potencial de difundir boas práticas, evitando a inadimplência e contribuindo para o uso racional e consciente dos instrumentos financeiros disponíveis aos indivíduos e suas famílias.

Beneficiário
Com essa ação busca-se conscientizar os jovens sobre a importância da gestão de suas finanças por meio da apresentação de conceitos básicos de educação financeira. Além disso, vislumbra-se proporcionar um ambiente para que os graduandos possam se habituar a falar em público.