EDUCADORES PARTILHAM NA RODA

Apresentação
O projeto será desenvolvido com educadores da Escola Estadual Napoleão Sales, no município de Alfenas, o qual visa implementar as rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI), com proposta de um ambiente de escuta e acolhimento dos problemas vivenciados. Constata-se que um dos problemas enfrentados neste espaço é a dificuldade de comunicação e de relação interpessoal entre educadores e adolescentes, associado a presença de sofrimento psíquico (LYRA, 2009). A TCI permite encontros interpessoais e cada participante torna o seu próprio terapeuta, o que contribuem para a restauração da autoestima e confiança em si, a ampliação da percepção dos problemas e possibilidades de resolução e enfrentamento a partir das competências desenvolvidas (BARRETO, 2008). Rocha et al (2009) complementam que as reflexões dos encontros de TCI são necessárias, uma vez que funcionam como mola propulsora para o empoderamento e resiliência, e assim contribui para a manutenção da saúde mental

Objetivos
Apreender na percepção dos educadores participantes da roda de Terapia Comunitária Integrativa os principais problemas vivenciados e estratégias de enfrentamento; Compreender a percepção dos educadores os efeitos da Terapia Comunitária Integrativa no seu cotidiano; Analisar os benefícios da TCI na saúde mental dos educadores

Justificativa
A TCI é uma intervenção de baixo custo que contribui para a construção de redes de apoio psicossocial (JATAÍ; SILVA, 2012), além do que tem um impacto positivo para a vida das pessoas que clamam por um espaço de acolhida, de valorização de experiências e de atenção, para atuar como peça-chave no processo de promoção da saúde mental e prevenção do adoecimento psíquico. As relações construídas na TCI permitem o apoio emocional, fortalecem vínculos, diminuem os casos de exclusão social, e contribui para a resiliência (ROCHA et al., 2013). Neste sentido, vislumbra a importância na condução das rodas de terapia Comunitária integrativa com os educadores contribuindo para partilha os sentimentos vivenciados, a promoção da saúde mental, e a melhoria da autoestima dos mesmos.

Beneficiário
Educadores