CLÍNICA FELIZ

Apresentação
O objetivo deste projeto é realizar atividades educativas com crianças de 3 a 12 anos de idade atendidas na Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) enquanto aguardam atendimento odontológico. As atividades desenvolvidas visam reduzir ou eliminar as reações de medo e ansiedade da criança frente ao tratamento odontológico e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e comportamental, além de auxiliá-la na compreensão de cidadania, direitos e deveres sociais. O foco central da metodologia será a abordagem não-formal de educação através de atividades lúdicas como pintura, leitura, música, jogos, entre outras, respeitando-se os níveis de coordenação e cognição de cada criança. O diferencial do projeto baseia-se na interdisciplinaridade através da atuação conjunta de discentes dos cursos de Pedagogia e Odontologia da UNIFAL/MG, apoiados pelos docentes e funcionários da Clínica de Odontopediatria. Os relatos das experiências e dos resultados obtidos serão registrados em diários de campo pelos discentes e discutidos em reuniões semanais.

Objetivos
- Promover atividades lúdicas em uma abordagem não-formal de educação; - Desenvolver metodologias adequadas à cultura e necessidade de cada grupo de sala de espera; -Transformar a sala de espera de um ambiente passivo para um ambiente ativo do ponto de vista educacional; - Auxiliar no processo de desenvolvimento emocional, comportamental, motor e social da criança; - Diminuir as reações de ansiedade da criança e melhorar a aceitação ao tratamento odontológico; - Promover sensação de bem estar para o paciente; - Beneficiar o relacionamento profissional-paciente; - Promover conforto e tranquilidade aos acompanhantes; - Desenvolver princípios de integralidade, indissociabilidade e intersetorialidade da saúde; - Romper com o modelo mecanicista e biomédico de saúde; - Estabelecer vínculos de confiança do paciente e acompanhante aos serviços públicos de saúde; - Promover interdisciplinaridade entre os cursos de Odontologia e Pedagogia da UNIFAL/MG.

Justificativa
Por tradição, as salas de espera configuram-se um ambiente mecanicista e puramente burocrático, interferindo na satisfação do paciente com o tratamento e até mesmo com o profissional que presta atendimento. Além disso, uma sala de espera tediosa e agoniante aumenta a ansiedade, medo, desgaste físico e emocional, principalmente em crianças. Tais reações podem levar à piora do comportamento infantil no consultório e, até mesmo, à recusa ao tratamento. Sendo assim, justifica-se a realização desse projeto a fim de rearranjar a sala de espera de forma a minimizar ou eliminar a influência dos problemas relacionados à recepção para o atendimento em saúde. A proposta de trabalho com atividades pedagógicas vai de encontro à época escolar das crianças atendidas, o que favorece o processo de aceitação das atividades realizadas. Acredita-se que para um melhor desenvolvimento humano e cognitivo, a criança precisa estar assistida por profissionais que possam orientá-las

Beneficiário
Crianças atendidas na Clínica de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da UNIFAL/MG, discentes do curso de Odontologia que prestam atendimento e os envolvidos na realização das atividades educativas.