ITS FARMA

Apresentação
A It’s Farma Channel é uma iniciativa de estudantes do curso de Farmácia da UNIFAL-MG e visa a auxiliar no compartilhamento de informações relacionadas ao mercado de trabalho e às atribuições do profissional farmacêutico. Uma equipe de colaboradores composta por discentes, docentes e pesquisadores externos à UNIFAL-MG será responsável por criar e distribuir conteúdos voltados para estudantes de Farmácia, farmacêuticos e demais interessados de todo o território brasileiro. Alem disso, a It’s Farma Channel poderá ser uma via para divulgação de estudos e trabalhos realizados pela UNIFAL-MG. O desenvolvimento dessa atividade é uma oportunidade de exercitar habilidades em marketing, business intelligence, gestão de projetos e ações tecnológicas de impacto compatíveis com a atualidade da transformação digital e didática vivenciada.

Objetivos
a) criar e distribuir conteúdo sobre carreira farmacêutica, mercado de trabalho farmacêutico, gestão de negócios, pesquisa e inovação, aspectos do cotidiano de estudantes de Farmácia, eventos farmacêuticos, entre outros; b) democratizar informações e conhecimentos no âmbito das Ciências Farmacêuticas; c) impulsionar o ingresso de novos profissionais no mercado de trabalho farmacêutico; d) exercitar habilidades em marketing, business intelligence, gestão de projetos e ações tecnológicas de impacto.

Justificativa
Segundo o Censo da Educação Superior, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o índice médio de evasão dos quase 400 cursos de Farmácia no Brasil, relativo ao biênio 2013-2014, foi de 18,7%, contrastando com o de 26,5% obtido para o total de cursos superiores no mesmo período. Visto que a educação superior tem papel crucial no enfrentamento dos problemas sociais e no desenvolvimento de toda e qualquer nação (Porto & Régnier, 2003), a It’s Farma Channel promove um espaço para o desenvolvimento profissional nas áreas que contemplam a tecnologia da informação centrada no ambiente profissional farmacêutico, o marketing, a gestão de mídias sociais compatível com o atual momento, a discussão da prática farmacêutica nos seus mais diversos quesitos e o compartilhamento de conhecimentos visando democratizar para a sociedade o importante trabalho desenvolvido pela academia.

Beneficiário
Comunidade acadêmica da UNIFAL-MG, sobremaneira discentes do curso de Farmácia, farmacêuticos e gestores da rede pública de saúde; discentes e profissionais de outras instituições de ensino superior e população de modo geral.