NUTRIR ARTE: OFICINAS CULINÁRIAS LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Apresentação
A renovação do presente projeto tem como o objetivo a continuidade das ações de educação e promoção de saúde e alimentação saudável no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professor Pedro Paulo Csizmar de Oliveira e na comunidade do entorno, utilizando as oficinas culinárias como estratégia de Educação alimentar e nutricional. O projeto , que faz parte do PROGRAMA AGROECOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOBERANIA ALIMENTAR, PREAE: 3498, derivou-se do projeto de extensão HORTA COMUNITÁRIA PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL sob a coordenação do Prof. Dr. Breno Régis Santos (ICN/UNIFAL-MG.) com vistas a ampliar a atuação em oficinas culinárias associadas a atividades lúdicas como teatro, jogos e brincadeiras inseridas juntamente com a horta comunitária existente no CEMEI.

Objetivos
Promover educação em saúde com o intuito de melhorar a qualidade da alimentação por meio da Educação alimentar nutricional promovidas de modo lúdico . Fornecer informações sobre a elaboração e preparo de alimentos saudáveis e nutritivos por meio de oficinas culinárias adequadas a cada público-alvo. Promover a integração dos escolares e a família com a horta comunitária favorecendo a utilização de alimentos de origem vegetal e plantas alimentícias não convencionais na alimentação na escola e no lar, principalmente pelas famílias já identificadas com algum nível de insegurança alimentar . Integrar o grupo de trabalho com os demais projetos do Programa de Agroecologia, Educação Ambiental e Soberania Alimentar. promovendo ações articuladas de conscientização do benefício da alimentação saudável e, agroecologicamente, sustentável.

Justificativa
A aquisição de bons hábitos alimentares deve ser iniciada desde cedo e de forma gradual, por isso é de suma importância estimular a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas com o intuito de favorecer o desenvolvimento de ações que garantam a adoção de práticas alimentares mais saudáveis dentro e fora do ambiente escolar (NUNES et al., 2017). Sendo assim, justifica-se a execução do projeto devido a sua vertente de ação educativa construtivista, com ênfase na prática culinária, que desperta nos participantes a importância da nutrição e saúde no seu dia-a-dia de trabalho na escola, bem como nas famílias em garantir uma alimentação saudável pelo preparo realizado pela própria família. Estas ações podem promover a soberania alimentar por propor o cultivo, a elaboração e preparo do alimento como atitudes possíveis e viáveis, consolidando os conhecimentos e transmitindo informações também as gerações futuras sobre a riqueza da cultura alimentar do Brasil e seu tão necessário resgate. Justifica-se também a continuidade deste projeto, viso que ainda serão necessários mais momentos em contato com o público-alvo, pois trata-se de uma comunidade com vulnerabilidade e que a abordagem deve ser gradual, mais eficaz na mudança de comportamentos insalubres, como a ingestão excessiva de gorduras, açúcares e sódio.

Beneficiário
Famílias, pré-escolares do CEMEI Professor Pedro Paulo Csizmar de Oliveira Alfenas, estudantes de outras escolas de Alfenas-MG., principalmente do bairro Santa Clara; acadêmicos e funcionários da UNIFAL envolvidos. Demais grupos da comunidade interessados.