MAIS CULTURA NO CAMPUS POÇOS

Apresentação
O projeto MAIS CULTURA NO CAMPUS POÇOS tem o objetivo de incentivar ações de acesso à cultura e à expressão artística em suas mais diversas formas, por meio do levantamento de talentos artísticos internos para realização de atividades de formação e entretenimento alinhadas com as diretrizes de extensão universitária da Universidade, nas áreas de música, artes cênicas e artes visuais. Com o intuito de incentivar o intercâmbio cultural entre universitários e a comunidade externa, o projeto prevê, em sua programação, apresentações musicais, exposições, concertos, oficinas e peças teatrais com artistas emergentes no cenário local, regional e nacional, promovendo ações culturais gratuitas que se estendem para além da comunidade acadêmica. Além disso, o projeto se dedicará a promover ações de conscientização política, ambiental e em Direitos humanos, prezando pela diversidade e pluralidade na universidade.

Objetivos
- Oferecer uma programação cultural diversificada para a comunidade acadêmica, atentando para formas responsáveis de entretenimento; - Incluir atividades culturais nos eventos acadêmicos realizados pelos cursos da UNIFAL-MG como forma de apresentar os talentos internos e externos à comunidade em geral; - Evidenciar a UNIFAL-MG nos veículos de comunicação e imprensa como instituição fomentadora da cultura na região; - Estabelecer um intercâmbio cultural entre artistas, estudantes e comunidade em geral, contribuindo para a formação de novas manifestações estéticas e conceituais; - Interagir a universidade com a comunidade local e regional por meio de atividades culturais; - Contribuir para a formação cultural dos universitários através de oficinas temáticas nas áreas de música e artes cênicas; - Potencializar os grupos culturais e projetos de extensão existentes na universidade; - Descentralizar os espetáculos de alto valor artístico dos grandes centros estendendo as apresentações para região de Poços de Caldas; - Imbuir o senso de responsabilidade para com o social na comunidade interna e externa da UNIFAL-MG; - Propiciar o trabalho em equipe e cooperativismo entre os universitários da UNIFAL-MG; - Despertar no indivíduo o interesse pela música e teatro, favorecendo assim o surgimento de novos talentos; - Criar uma agenda cultural expressiva na Universidade Federal de Alfenas, especialmente no Campus Poços de Caldas.- Promover atividades que contribuam para um ambiente de menos stress e pressão entre os estudantes e trabalhadores universitários; - Promover a diversidade na universidade, prezando pelo respeito às minorias e os direitos humanos.

Justificativa
Trata-se de um projeto que promove o intercâmbio cultural entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa, além de propiciar momentos interativos e de descontração, preenchendo, assim, uma lacuna cultural existente no Campus Poços de Caldas. Além disso, o projeto MAIS CULTURA NO CAMPUS POÇOS promove a interlocução entre as ações culturais realizadas na universidade, potencializando resultados mais expressivos. Outro diferencial do projeto está relacionado ao intercâmbio entre artistas de várias localidades brasileiras, uma vez que esta iniciativa poderá também estreitar relações no meio artístico, com a criação de um circuito de arte, no qual artistas da cidade e região possam apresentar seus trabalhos nos três campi da UNIFAL-MG, em Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. Essa proposta confirma o empenho da Instituição na promoção e difusão da cultura na região. Se para os artistas da região o projeto atua como um veículo para projeção de seus trabalhos, para o público em geral, o MAIS CULTURA NO CAMPUS POÇOS oferece aos indivíduos oportunidades de prestigiarem espetáculos de alto nível, que normalmente, não circulam no interior do país. Para os universitários, a contribuição está relacionada com a formação crítica, humanista e cultural. Essas vivências são fundamentais aos profissionais contemporâneos, pois agregam valor ao seu perfil como indivíduo. Com a implantação do projeto MAIS CULTURA NO CAMPUS POÇOS, a universidade poderá valorizar sua imagem institucional junto à comunidade, pois além de referência em educação superior passa a ser reconhecida como entidade fomentadora da cultura, a exemplo das universidades federais de Ouro Preto e São João Del-rey. Essas duas universidades promovem eventos importantes no cenário artístico brasileiro que as elevam como grandes incentivadores da cultura nacional. O projeto prevê, em sua programação, apresentações musicais, exposições, debates, mostras, concertos, peças teatrais com artistas emergentes no cenário local, regional e nacional e oficinas temáticas, que visam incutir no público o envolvimento com atividades artísticas e com isso, atingir um caráter multiplicador. Os atendidos podem aplicar as práticas e saberes oriundos das oficinas em suas comunidades e grupos de relacionamento, contribuindo assim com preservação de tradições específicas e surgimento de iniciativas em apoio às manifestações culturais. A implantação de ações culturais em ambiente universitário e tão necessária que o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), estabelece que a cultura é uma das formas de atender aos objetivos propostos pelo programa em “democratizar condições de permanência na educação superior”, “minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais”, “reduzir as taxas de retenção e evasão” e de “contribuir para a promoção da inclusão social pela educação”.

Beneficiário
O projeto MAIS CULTURA NO CAMPUS POÇOS é voltado para a comunidade acadêmica e a comunidade externa, especialmente artistas de várias localidades brasileiras, promovendo, assim, o aprendizado mútuo e o intercâmbio cultural por meio da implementação de atividades culturais diversas.