HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS

Apresentação
Os alimentos são necessários para manter a saúde; mas, se produzidos ou servidos de forma incorreta, podem provocar doenças ou intoxicações. A prevenção de doenças veiculadas por água e alimentos representa um dos grandes desafios para os órgãos de educação e saúde pública do mundo atual. Este projeto objetiva de multiplicar informações sobre higiene dos alimentos e boas práticas em unidades de alimentação e nutrição, serviços de alimentação, instituições de educação e saúde e para a população em geral. São organizadas palestras interativas, minicursos e eventos educativos. Ainda, o projeto criou o BLOG “Higiene e Segurança dos alimentos” e a página do facebook "Higiene e Segurança Alimentar", canais virtuais de comunicação para a divulgação de atualidades sobre o tema e interatividade com a comunidade em geral. Também são ensaios microbiológicos para avaliar a qualidade microbiológica da água e alimentos, sendo os laudos apresentados e discutidos com os interessados.

Objetivos
- Multiplicar informações sobre higiene dos alimentos e alimentação saudável para adultos, jovens e crianças; - Estimular a aquisição de hábitos saudáveis em relação ao preparo, armazenamento, consumo e comercialização dos alimentos; - Estudar a legislação pertinente quanto às boas práticas em serviços de alimentação, bem como os métodos corretos de preparo e conservação de alimentos; ainda os procedimentos recomendados em higiene pessoal, do ambiente de trabalho, de equipamentos e utensílios; - Elaborar materiais educativos e didáticos para a difusão do conhecimento em higiene e segurança dos alimentos; - Organizar palestras, cursos, oficinas e eventos educativos sobre o assunto; -Treinar funcionários e donos de serviços de alimentação em higiene e boas práticas na manipulação e processamento de alimentos; - Manter e alimentar o BLOG “Higiene e Segurança dos Alimentos” e a página no Facebook "Higiene e Segurança Alimentar", como instrumentos interativos de comunicação para divulgação de artigos e matérias sobre o tema e atender as dúvidas e demandas da comunidade; - Realizar ensaios para avaliar a qualidade higiênico-sanitária da água de abastecimento e dos alimentos preparados; - Contribuir para a formação técnico-científica, ética e cidadã dos acadêmicos participantes do projeto; - Treinar os alunos para o trabalho em equipe e educação em saúde; - Contribuir para a formação de futuros profissionais de saúde comprometidos com a transformação da realidade, do ponto de vista da segurança alimentar.

Justificativa
Os alimentos são necessários para manter a saúde; mas, se produzidos, manipulados ou servidos de forma incorreta, podem provocar doenças ou intoxicações. Assim, todo alimento deverá ser fornecido de maneira segura. Para isso, o alimento saudável deve estar em ambiente limpo e manipulado por pessoas que tenham higiene e responsabilidade. De acordo com a RDC 216 de 2004/ANVISA, as boas práticas em serviços de alimentação são condutas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores de alimentos, a fim de evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. Para isso, são necessários itens básicos como: responsabilidade técnica, controle de saúde dos funcionários, capacitação dos manipuladores, controle da água para consumo, das matérias-primas, do produto acabado, higiene pessoal, estrutura física adequada e manipulação higiênica. A informação sobre higiene dos alimentos está entre as medidas de promoção da saúde, representando uma ação da atenção primária em saúde e um direito básico de todo cidadão. Desta forma, torna-se extremamente importante o comprometimento das instituições de saúde e educação na multiplicação e difusão do conhecimento sobre o tema. A melhor maneira de prevenir as doenças de origem alimentar e as perdas econômicas por deterioração é capacitando todo o pessoal envolvido no processo de produção/obtenção, processamento e comercialização de alimentos. Ainda, de acordo com a RDC N°216/2004, o responsável pelas atividades de manipulação dos alimentos (proprietário ou funcionário designado) deve ser devidamente capacitado para tal função. Apesar dessa legislação ter completado seu 14° aniversário em 2018, a sua implantação e implementação ainda é incipiente. São poucos os proprietários e manipuladores que passaram por capacitação, como prevê a referida legislação. Em função disso, muitas regras básicas são desrespeitadas, o que coloca em risco a saúde dos comensais.

Beneficiário
Manipuladores de Alimentos (donos de serviços de alimentação, cantineiras, cozinheiras, pessoal da produção caseira e ambulantes), educadores, alunos do ensino fundamental, bem como membros da população em geral.