INTEGRAÇÕES MUSICAIS 2019

Apresentação
O projeto de extensão “Integrações Musicais” tem por objetivo articular os projetos componentes do Programa “Toda Música para todos!”, por meio da realização de atividades e concertos envolvendo os projetos Camerata Theophillus, Madrigal Renascentista da UNIFAL-MG e Orquestra Popular da UNIFAL-MG. O presente projeto propõe se constituir como um espaço de diálogo e experiências entre propostas musicais diferentes que compartilhem a prática musical de conjunto, permitindo a discussão, pesquisa e elaboração e execução de repertórios capazes de agregar esses três grupos musicais ampliando assim, o contato com estilos e práticas musicais distintas, mas respeitando e preservando as características fundamentais de cada projeto.

Objetivos
Abrir novas possibilidades de troca de experiências e aprendizado musical e acadêmico entre os integrantes dos projetos musicais da universidade com a sociedade. Ampliar a diretriz extensionista de interdisciplinaridade com a articulação e execução conjunta dos projetos Orquestra Popular da UNIFAL, Camerata Theophillus e Madrigal Renascentista UNIFAL. Atender um público mais abrangente por meio de atuação em diversas localidades da região e de outros estados brasileiros; Criar uma agenda universitária de concertos musicais; Interagir grupos musicais de formações diferentes contribuindo assim para criação de novas iniciativas no campo da música; Propiciar um intercâmbio de conhecimentos práticos, teóricos e culturais entre músicos de formações distintas pela prática de conjunto; Apresentar as possibilidades de diálogo da música erudita e a música popular brasileira.

Justificativa
A região que abrange o município de Alfenas e seus vizinhos são conhecidos pela sua vocação musical. Desde a implantação da UNIFAL-MG, os projetos musicais desenvolvidos, como ações de extensão universitária, vem ampliando esse horizonte musical da região. Neste sentido, o papel da UNIFAL-MG como difusora de cultura vem se destacando cada vez mais. O projeto Integrações Musicais buscará fortalecer esse papel da universidade como polo de prática musical e espaço de cultura em sua relação com a sociedade. O projeto Integrações Musicais também se justifica pela necessidade de estreitamento de laços musicais que envolvam os projetos Camerata Theophillus, Madrigal Renascentista e Orquestra Popular, para que respeitando as especificidades de cada um deles possa-se também ampliar as perspectivas musicais de cada grupo por meio do trabalho conjunto, cooperativo e colaborativo.

Beneficiário
Integrantes dos projetos Camerata Theophillus, do Madrigal Renascentista e da Orquestra popular. Público em geral, servidores e discentes da UNIFAL-MG